
Filmagem que mostraria tremor de terra em Contagem em 2025 foi feita em 2023 em outro município mineiro
- Publicado em 18 de setembro de 2025 às 17:25
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Imagens do Tremor de terra em Contagem e regiões metropolitanas de BH!”, diz uma das publicações que circulam junto ao vídeo no X. Conteúdos semelhantes foram compartilhados no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai por usuários, incluindo por alguns veículos de mídia (1, 2, 3).

As publicações ocorrem após cidades da região metropolitana da Grande Belo Horizonte, incluindo Contagem, terem registrado um tremor de terra entre a noite do dia 16 e a madrugada do dia 17 de setembro de 2025. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), foram registrados dois tremores de magnitude 2.9 e 2.5 na região.
As imagens que circulam nas redes mostram uma rua à noite, sendo gravada, aparentemente, por uma câmara de segurança. Em determinado momento, ouve-se um estrondo e a câmera balança com o impacto de um tremor, fazendo com que a gravação oscile junto com o movimento.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google Lens, porém, levou à mesma gravação publicada em 31 de julho de 2023 no YouTube. “O Centro de Sismologia da USP registrou um tremor de terra ontem à noite em Martinho Campos. De acordo com o registro, o tremor é de magnitude 3.2 mR. Em Pompeu, moradores relataram ouvir um estrondo e até mesmo sentiram o tremor, porém, segundo a Prefeitura, a Defesa Civil não recebeu nenhum chamado”, diz a legenda do conteúdo.
De fato, na noite de 30 de julho de 2023, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou um tremor de magnitude 3.2 na cidade mineira de Martinho Campos. Segundo o relatório do Centro, também foram colhidos relatos de moradores na cidade vizinha, Pompeu.
Ambos os municípios ficam na região do Centro-Oeste de Minas. Martinho Campos, especificamente, está a 170 quilômetros de distância de Contagem.
À época, uma matéria do canal TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, também incluiu um trecho do vídeo viral em uma reportagem sobre os tremores de julho de 2023.
Segundo a RSBR, tremores como esse não são raros em Minas Gerais, sendo o estado brasileiro que mais registra ocorrências do tipo. “Sismos como esse não são raros no país e podem ocorrer em qualquer parte. Apesar do susto e incômodo que podem gerar para a população, dificilmente causam algum dano mais sério”, informa também o relatório do Centro de Sismologia da USP.