Filmagem que mostraria tremor de terra em Contagem em 2025 foi feita em 2023 em outro município mineiro

  • Publicado em 18 de setembro de 2025 às 17:25
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma gravação que mostra um tremor em uma rua à noite não retrata o evento sísmico que atingiu Contagem e arredores da Região Metropolitana da capital mineira de Belo Horizonte, entre os dias 16 e 17 de setembro de 2025. Desde essa data, a sequência circula em publicações com mais de 380 mil visualizações nas redes sociais como se exibisse o ocorrido na região. Mas o vídeo circula desde 2023, quando o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou um tremor em municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais.

“Imagens do Tremor de terra em Contagem e regiões metropolitanas de BH!”, diz uma das publicações que circulam junto ao vídeo no X. Conteúdos semelhantes foram compartilhados no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai por usuários, incluindo por alguns veículos de mídia (1, 2, 3).

Image
Captura de tela feita em 17 de setembro de 2025 de uma publicação no X (.)

As publicações ocorrem após cidades da região metropolitana da Grande Belo Horizonte, incluindo Contagem, terem registrado um tremor de terra entre a noite do dia 16 e a madrugada do dia 17 de setembro de 2025. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), foram registrados dois tremores de magnitude 2.9 e 2.5 na região.

As imagens que circulam nas redes mostram uma rua à noite, sendo gravada, aparentemente, por uma câmara de segurança. Em determinado momento, ouve-se um estrondo e a câmera balança com o impacto de um tremor, fazendo com que a gravação oscile junto com o movimento.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google Lens, porém, levou à mesma gravação publicada em 31 de julho de 2023 no YouTube. “O Centro de Sismologia da USP registrou um tremor de terra ontem à noite em Martinho Campos. De acordo com o registro, o tremor é de magnitude 3.2 mR. Em Pompeu, moradores relataram ouvir um estrondo e até mesmo sentiram o tremor, porém, segundo a Prefeitura, a Defesa Civil não recebeu nenhum chamado”, diz a legenda do conteúdo.

De fato, na noite de 30 de julho de 2023, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou um tremor de magnitude 3.2 na cidade mineira de Martinho Campos. Segundo o relatório do Centro, também foram colhidos relatos de moradores na cidade vizinha, Pompeu.

Ambos os municípios ficam na região do Centro-Oeste de Minas. Martinho Campos, especificamente, está a 170 quilômetros de distância de Contagem.

À época, uma matéria do canal TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, também incluiu um trecho do vídeo viral em uma reportagem sobre os tremores de julho de 2023.

Segundo a RSBR, tremores como esse não são raros em Minas Gerais, sendo o estado brasileiro que mais registra ocorrências do tipo. “Sismos como esse não são raros no país e podem ocorrer em qualquer parte. Apesar do susto e incômodo que podem gerar para a população, dificilmente causam algum dano mais sério”, informa também o relatório do  Centro de Sismologia da USP. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco