
Vídeo de motociata em Brasília é de julho de 2025, antes do julgamento de Bolsonaro
- Publicado em 4 de setembro de 2025 às 23:51
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Motociata agora em Brasília” é a legenda do vídeo no Facebook, no Instagram e no TikTok.
A gravação mostra um grande aglomerado de pessoas em motos passando por uma rodovia, enquanto uma mulher usando um capacete registra a movimentação. Nas imagens, é possível ver bandeiras do Brasil e manifestantes usando camisetas da seleção brasileira.

Em 15 de julho de 2025, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao STF a condenação de Bolsonaro e outros sete réus acusados de formar o núcleo central de uma “organização criminosa” que teria tentado subverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em 2 de setembro de 2025, o Supremo iniciou o julgamento de Bolsonaro e dos outros réus. Foram realizadas duas sessões em Brasília e o julgamento será retomado em 9 de setembro.
Mas, ao contrário do que indicam os posts virais, a gravação não foi feita em meio ao juízo do ex-presidente.
Ao clicar no áudio da gravação viral no Instagram, o usuário é direcionado para uma página da rede social em que são exibidos outros vídeos que usam o mesmo som. A partir dessa ferramenta, foi possível ver que, em 29 de julho de 2025, outras gravações utilizaram as mesmas imagens (1, 2).

Uma busca no TikTok pelos termos “motociata”, “Bolsonaro” e “Brasília” mostrou que as imagens também foram amplamente publicadas nessa rede social na mesma data, inclusive pelo vereador e filho de Bolsonaro, Carlos Bolsonaro (PL).

Na ocasião, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou de uma motociata que acontecia em paralelo ao festival Capital Moto Week, realizado anualmente em Brasília. O ex-mandatário acompanhou o percurso em um trio elétrico, ao lado de apoiadores.
O ato foi registrado por outros veículos (1, 2), incluindo a AFP.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, determinada pelo STF, após descumprir medidas cautelares.
Referências
- Vídeo da motociata publicado em 29 de julho de 2025 no Instagram (1, 2)
- Vídeo da motociata publicado em 29 de julho de 2025 no TikTok
- Vídeo publicado por Carlos Bolsonaro no TikTok