Cingapura não inaugurou uma prisão flutuante; imagens virais mostram um navio britânico

É falso que Cingapura tenha inaugurado uma "prisão flutuante" com monitoramento "por inteligência artificial" como asseguram publicações visualizadas mais de 3,5 milhões de vezes nas redes sociais desde o final de julho de 2025. As postagens compartilham um vídeo da suposta penitenciária, que teria sido desenvolvida para aliviar a superlotação de estruturas terrestres. Mas as imagens mostram um navio britânico, usado entre 2023 e 2024 para abrigar migrantes. O Serviço Prisional de Cingapura também negou que tenha qualquer "plano ou discussão" para criar uma prisão flutuante.

“Prisão flutuante? Realidade em Cingapura! O país asiático inaugurou a primeira penitenciária flutuante do mundo, equipada com inteligência artificial, monitoramento avançado e segurança máxima”, diz uma das publicações que circulam no TikTok, no Facebook e no Instagram, junto a um vídeo aéreo de uma embarcação em alto mar. 

Alegação semelhante também é compartilhada em inglês e espanhol.

Image
Captura de tela feita em 14 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Mas em 17 de julho de 2025, o Serviço Prisional de Cingapura publicou uma nota classificando como “desinformação” os relatos de que o país havia instalado prisões flutuantes.

“Isso não é verdade. Não tivemos quaisquer discussões ou planos a esse respeito, nem há necessidade disso”, afirmou o órgão. 

Já as imagens que embasam a alegação foram tiradas de contexto. 

Uma busca reversa no Google usando a captura de tela de um trecho da gravação levou a uma foto no site da agência de imagens britânica PA Images que mostra a mesma infraestrutura. Sob o título “Acomodação para Migrantes”, o registro é creditado ao fotógrafo Ben Birchall

“A embarcação de alojamento Bibby Stockholm é manobrada pelo Mercia (à direita) e pelo Rupert Best (na parte inferior) até o cais de Portland, Dorset, onde deve abrigar migrantes após viajar da doca seca em Falmouth, Cornwall. Os primeiros solicitantes de asilo devem embarcar na Bibby Stockholm ainda este mês”, diz a legenda da imagem. De acordo com o site, o registro foi feito em 18 de julho de 2023.

Image
Captura de tela feita em 14 de agosto de 2025 de uma foto no site PA Images (.)

O Bibby Stockholm é um navio que abrigou migrantes em 2023 e 2024 na costa sudoeste da Inglaterra, enquanto o governo britânico buscava reduzir o acúmulo de pedidos de asilo. Os últimos solicitantes de asilo deixaram o local em novembro de 2024 e o governo britânico decidiu não renovar o contrato de uso da barca.

As imagens que aparecem no vídeo compartilhado nas redes sociais são semelhantes a registros da embarcação feitas pela AFP.

Image
Captura de tela feita em 14 de agosto de 2025 de uma publicação no TikTok (.) (.)
Image
Imagem da embarcação feita pela AFP (AFP / BEN STANSALL)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco