
Vídeo em que Maduro mostra militares foi gravado em cerimônia de promoção de patentes em julho, e não após recompensa dos EUA
- Publicado em 14 de agosto de 2025 às 21:13
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Após ameaças de Trump, Nicolas Maduro exibe exército venezuelano”, diz a legenda que acompanha um vídeo no Instagram, no Facebook, no Threads, no YouTube e no TikTok.
No vídeo, Maduro aparece filmando um grupo de militares que estão ao seu redor no que parece ser um salão.

As publicações começaram a circular após o governo dos Estados Unidos aumentar, no último dia 7 de agosto, para US$ 50 milhões uma recompensa por “informações que levem à prisão” do presidente venezuelano, acusado por Washington de ser o chefe de uma organização ligada ao narcotráfico e de ter “estrangulado a democracia”.
A Casa Branca reconheceu como presidente legítimo da Venezuela o seu opositor Edmundo González Urrutia, que reivindica a vitória nas eleições de 2024.
As Forças Armadas da Venezuela, por meio de um comunicado do ministro da Defesa, o general Vladimir Padrino López, declararam estar em “alerta permanente” e classificaram como “fantasiosas, ilegais e desesperadas” as ofertas norte-americanas, além de negarem as acusações contra o mandatário.
Já Maduro afirmou em um programa de TV que um ataque dos Estados Unidos a ele “pode ser o fim do império americano”.
Mas o vídeo viral não foi gravado em meio a esse cenário.
Cerimônia militar em julho
Uma busca nas redes sociais do presidente venezuelano identificou o mesmo vídeo viral publicado em seu perfil no TikTok, em 5 de julho, com a legenda “Uma saudação à câmera! Viva a #Pátria!”, em tradução livre para o português.
@nicolasmadurom ¡Un saludo a la cámara! ¡Viva la #Patria♬ sonido original - Nicolás Maduro
Outra pesquisa, dessa vez no canal oficial do mandatário no YouTube, identificou uma transmissão ao vivo feita um dia antes da postagem no TikTok, em 4 de julho, que exibe uma cerimônia de promoção de patente de generais, almirantes e da equipe militar da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), como informa a descrição.
Durante a cerimônia, Maduro entregou medalhas aos militares promovidos e fez um breve discurso. Não houve menções ao Estados Unidos.
Ao final da transmissão é possível ver de outro ângulo o mandatário com um celular filmando o vídeo agora viralizado.
Segundo informações da imprensa (1, 2), mais de 200 militares foram promovidos na ocasião.