Vídeo em que Maduro mostra militares foi gravado em cerimônia de promoção de patentes em julho, e não após recompensa dos EUA

  • Publicado em 14 de agosto de 2025 às 21:13
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O governo dos Estados Unidos anunciou, em 7 de agosto de 2025, o aumento para US$ 50 milhões de uma recompensa por informações que levem à captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Nesse contexto, publicações nas redes sociais com mais de dois milhões de visualizações compartilham um vídeo de Maduro com militares junto à alegação de que o mandatário venezuelano estaria “exibindo” seu exército após Washington anunciar a recompensa. A sequência, contudo, foi gravada no início de julho em uma cerimônia de promoção de patentes militares. 

“Após ameaças de Trump, Nicolas Maduro exibe exército venezuelano”, diz a legenda que acompanha um vídeo no Instagram, no Facebook, no Threads, no YouTube e no TikTok

No vídeo, Maduro aparece filmando um grupo de militares que estão ao seu redor no que parece ser um salão. 

Image
Captura de tela feita em 13 de agosto de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

As publicações começaram a circular após o governo dos Estados Unidos aumentar, no último dia 7 de agosto, para US$ 50 milhões uma recompensa por “informações que levem à prisão” do presidente venezuelano, acusado por Washington de ser o chefe de uma organização ligada ao narcotráfico e de ter “estrangulado a democracia”

A Casa Branca reconheceu como presidente legítimo da Venezuela o seu opositor Edmundo González Urrutia, que reivindica a vitória nas eleições de 2024. 

As Forças Armadas da Venezuela, por meio de um comunicado do ministro da Defesa, o general Vladimir Padrino López, declararam estar em “alerta permanente” e classificaram como “fantasiosas, ilegais e desesperadas” as ofertas norte-americanas, além de negarem as acusações contra o mandatário. 

Já Maduro afirmou em um programa de TV que um ataque dos Estados Unidos a ele “pode ser o fim do império americano”.

Mas o vídeo viral não foi gravado em meio a esse cenário. 

Cerimônia militar em julho 

Uma busca nas redes sociais do presidente venezuelano identificou o mesmo vídeo viral publicado em seu perfil no TikTok, em 5 de julho, com a legenda “Uma saudação à câmera! Viva a #Pátria!”, em tradução livre para o português. 

@nicolasmadurom ¡Un saludo a la cámara! ¡Viva la #Patria♬ sonido original - Nicolás Maduro

Outra pesquisa, dessa vez no canal oficial do mandatário no YouTube, identificou uma transmissão ao vivo feita um dia antes da postagem no TikTok, em 4 de julho, que exibe uma cerimônia de promoção de patente de generais, almirantes e da equipe militar da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), como informa a descrição. 

Durante a cerimônia, Maduro entregou medalhas aos militares promovidos e fez um breve discurso. Não houve menções ao Estados Unidos. 

Ao final da transmissão é possível ver de outro ângulo o mandatário com um celular filmando o vídeo agora viralizado. 

Segundo informações da imprensa (1, 2), mais de 200 militares foram promovidos na ocasião.  

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco