
Vídeo viral de ruas deterioradas foi gravado em Cuba, não em Salvador, e cidade nunca teve prefeito do PT
- Publicado em 12 de agosto de 2025 às 21:21
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Confira como o PT deixou Salvador, qualquer semelhança com Cuba, não é mera coincidência”, diz uma das publicações feitas no X. Conteúdos semelhantes circulam no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.

Uma busca reversa com fragmentos do vídeo feita com a ferramenta InVid We Verify levou à mesma gravação publicada em 2024 em diferentes redes sociais (1, 2, 3), porém sem qualquer menção a Salvador e com o texto “Cuba 2024” sobre as imagens.
Em um dos vídeos localizados com a busca reversa, é possível ler um comentário que afirma, em espanhol: “Essa rua é San Miguel e Amistad, no coração do Centro Havana””.
Embora o Street View não esteja disponível no Google Maps para o local citado, um vídeo no YouTube que mostra o cruzamento das ruas San Miguel, Industria e Amistad em Havana permite confirmar que se trata do mesmo local. Além disso, no próprio vídeo viral, é possível ler uma placa com a palavra “Industria”.



Uma pesquisa no TikTok por vídeos de Cuba levou a uma sequência (1, 2) divulgada pelos perfis “@cubamuere” e “@arqjulioherrera” — que têm como foco a divulgação de vídeos e imagens de Cuba — que também mostra os mesmos elementos visuais do vídeo viral.

Além disso, diferentemente do que alegam os conteúdos, o PT nunca elegeu um prefeito na capital baiana. O atual prefeito, Bruno Reis, pertence ao partido União Brasil.
Já com relação ao governo do estado da Bahia, o PT está à frente da administração estadual desde 2007.
Referências
- Vídeo publicado por “@cubamuere” e “@arqjulioherrera”
- Vídeos identificados na busca reversa (1, 2, 3)
- Vídeo sobre o centro de Havana, publicado no YouTube
- Matéria do Valor Econômico sobre a Prefeitura de Salvador