Vídeos de grandes ondas em praias circulam desde 2023, não após terremoto na Rússia em 2025

O terremoto na península de Kamchatka, na Rússia, em 29 de julho de 2025, desencadeou uma série de alertas de tsunamis em vários países do Pacífico. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 500 mil vezes nas redes sociais compartilham um compilado de seis vídeos que supostamente mostram ondas gigantes após o terremoto. No entanto, nenhum dos vídeos foi gravado em 2025 — eles circulam desde novembro de 2023.

“Urgente: terremoto de 8,8 graus provoca tsunami na Rússia, Japão e Havai”, é a legenda de publicação no Instagram. O conteúdo também circula no Facebook, assim como em posts em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 6 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

No dia 29 de julho de 2025, foi registrado um terremoto de magnitude 8,8 na península de Kamchatka, no leste da Rússia. O evento teve pelo menos seis tremores secundários e desencadeou alertas de tsunamis em vários países banhados pelo oceano Pacífico, como Japão, Chile e Estados Unidos.

Os maiores danos ocorreram no porto russo de Sévero-Kurilsk, onde um tsunami inundou a área e deixou submersa uma unidade de produção pesqueira.

No entanto, os trechos do vídeo viral não mostram os efeitos deste desastre natural.

Vídeos na Turquia em 2023

Uma busca por um trecho do primeiro vídeo com o Google Lens levou à mesma gravação, publicada em 27 de novembro de 2023, no X. “Estrada costeira de Tirebolu”, diz a legenda em turco. A pesquisa também exibiu gravações no Instagram e no YouTube.

Além disso, levou a artigos explicando que as imagens foram feitas na costa norte da Turquia (1, 2) no final de novembro daquele ano. Na época, uma tempestade chamada Bettina atingiu a região do Mar Negro e deixou ao menos 14 mortos na Rússia e na Ucrânia.

Uma busca pelas palavras-chave “Estrada costeira de Tirebolu”, em turco, no X exibiu uma publicação feita no dia seguinte, 28 de novembro de 2023, onde é possível ver o segundo vídeo do compilado viral.

Image
Comparação feita em 6 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (E) e do vídeo no X publicado em 2023 (.)

Vídeos na Rússia em 2023 

Uma busca reversa com o Google Lens usando a captura de tela da terceira gravação do vídeo viral mostra que as imagens também circulam desde novembro de 2023 (1, 2, 3), com menções a Sochi, balneário russo localizado no Mar Negro.

A AFP informou, na época, que a tempestade que atingiu a região deixou oito mortos na Rússia, em áreas ocupadas da Ucrânia e também na Moldávia. Além disso, o corpo de um homem foi encontrado em Sochi, segundo autoridades regionais.

Image
Comparação feita em 6 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (E) e do vídeo no X publicado em 2023 (.)

Uma segunda busca reversa pelas imagens do quarto vídeo levou à mesma sequência em reportagens com a mesma data do vídeo anterior (1, 2). Além disso, pode-se observar que os edifícios vistos em ambas as gravações são os mesmos.

Image
Comparação feita em 6 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (E) e do vídeo publicado em uma reportagem russa (.)

Já o sexto e último vídeo que compõe a sequência viral também foi encontrado em artigos e publicações de novembro de 2023 (1, 2) sobre a tempestade que atingiu Sochi e outras cidades da região. 

Uma busca pela imagem dos edifícios vistos nas gravações utilizando o Google Lens levou a fotos de um complexo (1, 2) localizado na costa de Sochi

Ao comparar a localização dos prédios com os vídeos virais, é possível identificar a mesma estrutura de madeira e equipamentos do parque infantil.

Outro vídeo da Turquia

Por meio de uma busca reversa no Google Lens por imagens do quinto vídeo da sequência viral, a AFP localizou a mesma gravação, que também circula desde novembro de 2023, relacionada à tempestade do Mar Negro, na costa da Turquia.

Image
Comparação feita em 6 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (E) e do vídeo publicado no X em 2023 (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco