Vídeo de torcida do Corinthians cantando contra Moraes foi digitalmente alterado

  • Publicado em 5 de agosto de 2025 às 22:54
  • Atualizado em 5 de agosto de 2025 às 23:19
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após ter sofrido uma sanção econômica imposta pelo governo dos Estados Unidos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi à Neo Química Arena assistir ao jogo entre Corinthians e Palmeiras, em 30 de julho de 2025. Desde então, publicações nas redes sociais com mais de 7,6 milhões de visualizações compartilham um vídeo que supostamente mostra o magistrado com o dedo médio em riste no telão do estádio, enquanto a torcida do clube alvinegro entoa cantos de protesto contra ele. Mas isso é falso: o conteúdo foi alterado digitalmente, usando como base imagens de 2018.

"CALOROSA RECEPÇÃO EM ITAQUERA", lê-se na parte superior do vídeo que circula no Facebook, no qual se vê a torcida do Corinthians supostamente cantando: "Ô ô ô, Alexandre, o pequeno, se esconde na toga, mas está sempre tremendo. Ô ô ô, Alexandre, o pequeno, aqui é o povo e ninguém mais tem medo. Pode ameaçar, tentar silenciar, mas agora é o povo que vai te derrubar"

A sequência viral, que também mostra uma foto de Moraes com o dedo médio em riste no telão do estádio, no que seria uma transmissão da partida do dia 30 de julho de 2025, circula ainda no X e no Instagram, onde foi publicada pelo pastor Silas Malafaia.

Image
Captura de tela feita em 4 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Em 30 de julho de 2025, Moraes esteve na Neo Química Arena , em Itaquera, para acompanhar a primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, entre Corinthians e Palmeiras. O ministro assistiu ao jogo do camarote de Osmar Stábile, presidente interino do clube alvinegro, de onde mostrou o dedo médio enquanto recebia vaias de alguns torcedores. 

O conteúdo circula após o governo dos Estados Unidos aplicar, também no dia 30 de julho, a Lei Magnitsky contra Moraes, medida que autoriza a imposição de sanções econômicas contra acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos.

No entanto, o vídeo viral não é autêntico e foi alterado digitalmente.

Vídeo de 2018 

Uma busca reversa no Google por capturas-chave da sequência levou ao conteúdo original publicado em 27 de setembro de 2018 no canal “Arquibancada do Corinthians - A Fiel Torcida”, pertencente a uma torcida organizada do time paulista. A gravação foi feita no dia anterior à publicação, durante uma partida entre Corinthians e Flamengo, pela Copa do Brasil daquele ano. 

A filmagem mostra a torcida comemorando depois do segundo gol do Corinthians no jogo. 

"Olê, olê, olê, olê. Eu sou Corinthians de coração, eu sou do time que vai ser o campeão", cantam os torcedores no vídeo original, diferentemente do que mostra o conteúdo viral. 

Além disso, a imagem original do telão mostra uma propaganda de sócio-torcedor do Corinthians, enquanto na publicação viral a projeção foi substituída por uma suposta foto do ministro

Image
Comparação entre capturas de tela, feita em 4 de agosto de 2025, entre uma publicação no Facebook (E) e um vídeo publicado em 2018 no Youtube (.)

Uma busca no Google com as palavras “Alexandre”, “Pequeno” e “Corinthians” não levaram a registros como o da imagem viralizada nem sobre o suposto canto de “Alexandre, o pequeno”, que é aparentemente ouvido no vídeo editado digitalmente.

Referência

Vídeo publicado no YouTube em 2018

Atualiza alcance das publicações virais
5 de agosto de 2025 Atualiza alcance das publicações virais

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco