Vídeo não mostra filha de Luís Roberto Barroso sendo algemada na rua e deportada dos Estados Unidos

  • Publicado em 31 de julho de 2025 às 17:13
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A filha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, mora e trabalha no Brasil em julho de 2025. Mesmo assim, desde o dia 29 desse mês, usuários compartilham a cena de uma mulher sendo algemada em público como se mostrasse a filha do magistrado sendo deportada dos Estados Unidos. A alegação — que circula em meio a pressões sobre o STF por parte do governo norte-americano, em um conteúdo visualizado mais de 9 mil vezes — é falsa: a cena mostra um integrante da equipe da Procuradoria-Geral de Nova York algemando uma mulher que teria, supostamente, batido em seu carro.

“FILHA DO BARROSO BOCA DE VELUDO SENDO DEPORTADA DO EUA”, diz um dos conteúdos compartilhados no Facebook. O vídeo também circula no Instagram, no X e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 30 de julho de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

No vídeo viral, é possível ver uma mulher saindo de seu carro e sendo algemada por um homem.

O conteúdo circula em meio a pressões por parte do governo norte-americano à Suprema Corte brasileira. Em 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 50% aos produtos brasileiros usando como justificativa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por parte do STF. Já no dia 18, os Estados Unidos revogaram os vistos do ministro Alexandre de Moraes “e de seus aliados na Corte”, incluindo também familiares. No dia 30 desse mesmo mês, os norte-americanos aplicaram sanções econômicas por meio da Lei Magnitsky contra Moraes.

O conteúdo compartilhado nas redes, porém, não tem nenhuma relação com esse contexto.

Na própria gravação viralizada, é possível ver o logo da emissora ABC News no canto superior direito e a data de 17 de junho de 2025 — o que precede, portanto, as primeiras ações dos Estados Unidos contra os ministros do STF. Também é possível ler a frase, em tradução livre do inglês: “Detetive da Procuradoria-Geral de Nova York algema mulher após batida de carro”.

Uma busca pelas palavras-chave, em inglês, “procuradoria nova york algema mulher” localizou a publicação original feita pela ABC News, assim como outros registros do incidente na imprensa norte-americana (1, 2). Embora não mencionem o nome da mulher que foi algemada, nenhuma dessas mídias citou que seria um caso de deportação ou que a mulher do vídeo fosse filha de um ministro brasileiro.

Nos veículos de imprensa, o vídeo é creditado a uma conta do TikTok chamada “@Editionbymisha”

Uma busca nesse perfil levou a uma outra gravação do mesmo incidente, que começa com o carro que seria da mulher encostado em um veículo preto, que pertenceria ao homem que posteriormente a algema. Também pode-se escutá-lo falando, em inglês: “Alguém acabou de bater no meu carro”. Após discutirem, a mulher sai do carro e, então, é algemada.

@editionbymisha This woman hit another car and it turned out to be an undercover cop He jumped out and cuffed her on the spot. No questions, no warning. Still trying to process what I just saw!!! cr. @EditionByMisha #Nyc#newyork#ICE#newyorkcity#manhattan#undercover#cops#police#accident♬ original sound - Editionbymisha

A filha de Barroso chama-se Luna van Brussel Barroso. Como já mostrado pelo AFP Checamos, ela fez pós-graduação na universidade norte-americana de Yale entre 2022 e 2023, porém, em 2025, reside e trabalha no Brasil.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco