
Chelsea não editou a foto oficial da Copa do Mundo de Clubes da Fifa para apagar Donald Trump
- Publicado em 18 de julho de 2025 às 19:28
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O Chelsea conseguiu apagar o Trump da foto oficial tirada ontem depois da vitória no Mundial de Clubes, nos EUA. Que bom seria conseguirmos apagar assim Trump das nossas vidas”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no X.
O conteúdo também circula em espanhol e inglês.

As publicações compartilham duas imagens lado a lado. Uma delas, feita pela Fifa e disponível no Getty Images, mostra Trump sorrindo e aplaudindo enquanto o capitão do Chelsea, Reece James, ergue um troféu. A segunda foto é praticamente igual à primeira, com a exceção de que Trump não aparece na imagem.
O conteúdo circula após Trump se juntar ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, para entregar o troféu da Copa do Mundo de Clubes ao Chelsea, que derrotou o time francês Paris Saint-Germain (PSG) na final do campeonato, disputada em 13 de julho em Nova Jersey.
O presidente norte-americano permaneceu em cima do palco enquanto a equipe comemorava o recebimento do troféu, até que Infantino se aproximou e conduziu Trump para trás dos jogadores.
James, que aparece em alguns registros aparentemente perguntando a Trump se ele iria sair do pódio, afirmou posteriormente que pensou que o presidente deixaria o palco.
O meia-atacante Cole Palmer, eleito o melhor jogador do campeonato, acrescentou que ficou “um pouco confuso” por Trump ter permanecido com o time.

Mas a alegação de que o Chelsea teria editado a fotografia oficial do campeonato para retirar Trump digitalmente é falsa.
Foto oficial com Trump
A AFP não conseguiu identificar a origem da imagem viralizada sem Trump, mas buscas no site do Chelsea, assim como em suas redes sociais (1, 2, 3), não encontraram o conteúdo supostamente publicado pelo time.
Na verdade, o presidente aparece em outra fotografia fixada nos perfis do Chelsea no X, no Facebook e no Instagram — apesar de estar no fundo, parcialmente oculto por outros jogadores. Ele pode ser visto atrás do ponta Pedro Neto, à direita de James.
Trump também aparece em um vídeo da cerimônia compartilhado pelo clube.
Outras fotografias divulgadas pelo Chelsea, no entanto, deixam o mandatário fora do enquadramento.