
Prefeitura de São Paulo iluminou sede em homenagem à França, não aos Estados Unidos
- Publicado em 17 de julho de 2025 às 19:05
- 6 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Homenagem aos EUA na prefeitura de São Paulo é uma das maiores vergonhas da história" é a frase sobreposta à imagem no Facebook, no Instagram e no X.

O conteúdo circula em meio a um embate do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o Brasil. Em 9 de julho de 2025, o republicano anunciou tarifas econômicas de 50% ao país sob uma justificativa política: defender o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O republicano afirmou em uma carta que há uma “caça às bruxas” no Brasil contra o ex-mandatário, cuja condenação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República, em 15 de julho, por “organização criminosa armada” e “golpe de Estado”.
Em resposta ao anúncio de Trump, o governo brasileiro enviou uma carta manifestando indignação e cobrando respostas dos Estados Unidos acerca da tarifa, planejada para entrar em vigor em 1º de agosto.
Diante da crise diplomática, usuários associam falsamente a iluminação da sede da prefeitura de São Paulo a um suposto sinal de apoio do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), às medidas dos Estados Unidos.
Homenagem à França
Uma pesquisa no Google pelos termos “prefeitura de SP”, “sede” e “homenagem” exibiu uma nota da prefeitura de São Paulo, de 12 de julho de 2025, informando que a fachada da sede da administração municipal ficaria iluminada por dois dias com as cores da bandeira francesa em “homenagem ao Dia Nacional da França, celebrado em 14 de julho” e atendendo “a um pedido do Consulado Francês para destacar alguns pontos públicos da cidade”.
O consulado francês também compartilhou imagens da decoração, em uma publicação no Instagram, feita em 12 de julho de 2025, em conjunto com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo.
“Para homenagear o povo francês e reforçar os laços históricos de amizade entre nossos países, a Prefeitura de São Paulo iluminou o Edifício Matarazzo com as cores da bandeira francesa: azul, branco e vermelho”, diz o texto.
Ao Checamos, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo informou que a iluminação atendeu a um pedido do Consulado-Geral da França em São Paulo, assinado no dia 6 de junho pela cônsul geral da França, Alexandra Mias – portanto, um mês antes de Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O documento foi encaminhado à AFP.
De acordo com a secretaria, “esse tipo de homenagem é realizada constantemente a pedidos dos diversos consulados de São Paulo para reforçar os laços entre nossos países”. Há registros de outras homenagens internacionais, como ao Paraguai e à União Europeia, em maio, no perfil do órgão paulista no Instagram.
O dia 14 de julho marca a queda da Bastilha, em 1789, que deu início à Revolução Francesa, e é comemorado com desfiles e cerimônias na França. O Brasil foi um dos homenageados no país este ano.
Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.