
Gravação de ataque ucraniano na Rússia circula falsamente como bombardeio dos EUA no Irã
- Publicado em 1 de julho de 2025 às 21:13
- 3 minutos de leitura
- Por Lucille SODIPE, AFP Filipinas, AFP Tailândia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Vejam a força do ataque americano ao Irã. Agora sabemos que foram 6 bombas destruidoras de bunker em FORDOW. As outras duas instalações foram atacadas com mísseis a partir dos submarinos americanos”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no TikTok e no YouTube.
O conteúdo também circula em birmanês.

O vídeo viralizado mostra um amplo gramado com casas e árvores ao fundo. Ao longe, é possível ver uma enorme bola de fogo se expandindo pelo céu.
As publicações circulam após os bombardeios lançados pelos Estados Unidos em 21 de junho de 2025 contra uma usina subterrânea de enriquecimento de urânio em Fordo, no Irã, além de instalações nucleares iranianas em Isfahan e Natanz.
A ofensiva ocorreu em meio aos 12 dias de conflito entre Israel e Irã, iniciada por um ataque israelense sem precedentes em 13 de junho, que matou os principais responsáveis militares e cientistas vinculados ao programa nuclear iraniano. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que um cessar-fogo foi estabelecido entre os dois países em 24 de junho.
Contudo, a gravação não mostra o ataque norte-americano contra o Irã.
Ataque de drones ucranianos
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google encontrou o mesmo conteúdo publicado em versões de melhor resolução em vários artigos de jornais internacionais sobre um ataque com drones feito pela Ucrânia contra um depósito de munição russo na região de Tver em setembro de 2024.

Como reportado pela AFP à época, o ataque ucraniano contra o depósito de armas russo em Tver, ocorrido em 18 de setembro de 2024, causou um grande incêndio que levou à retirada de residentes das proximidades do local.
Uma pesquisa no X pelas palavras-chave “explosão” e “depósito de munições”, limitada a setembro de 2024, encontrou uma publicação feita em 18 de setembro por um perfil que geolocaliza ações militares na guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo o usuário, o vídeo viralizado teria sido registrado próximo à cidade russa de Toropets.
Através de indicações do perfil e comparando a gravação com elementos do Google Maps Street View, a AFP pôde confirmar o local exato em que a filmagem foi feita.


O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre o conflito entre Irã e Israel em junho de 2025.
Referências
- Artigos sobre o ataque ucraniano com drones na Rússia em setembro de 2024 (1, 2)
- Publicação no X em 18 de setembro de 2024