
Papa Leão XIV não disse que a transexualidade é "uma doença" em uma conferência em 2024
- Publicado em 19 de maio de 2025 às 17:49
- 3 minutos de leitura
- Por Sofia BARRAGAN, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A transexualidade é uma doença que deve ser diagnosticada e necessita de tratamento”, diz frase em espanhol sobreposta a uma imagem do novo papa que acumula centenas de interações no Instagram, no Facebook e no X.
Na parte inferior da imagem, é indicada a fonte da suposta declaração: “Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) Baltimore 14 de novembro de 2024”. O conteúdo também circula em espanhol.

Em 8 de maio de 2025, Robert Prevost foi anunciado como o novo papa, o primeiro norte-americano e peruano.
O pontífice adotou o nome de Leão XIV e foi eleito em um conclave que durou dois dias, assim como os realizados em 2005, quando escolheram Benedito XVI, e em 2013, quando elegeram o antecessor papa Francisco.
Em um vídeo divulgado em 2012 por uma agência de notícias da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Prevost afirmou que os meios de comunicação ocidentais e a cultura de massa fomentavam “a simpatia por crenças e práticas que vão contra o Evangelho”, como “o estilo de vida homossexual”.
No entanto, uma busca no Google com as palavras-chave do conteúdo viralizado não levou a registros da suposta declaração de Prevost em que classificaria a transexualidade como uma “doença”.
Além disso, o novo papa não participou da conferência da USCCB de novembro de 2024, como afirmam as publicações virais.
A USCCB é uma “assembleia da hierarquia dos bispos que exercem conjuntamente funções pastorais em nome dos fiéis cristãos dos Estados Unidos e das Ilhas Virgens norte-americanas”, como explica o site oficial.
A última edição do evento, de fato, foi realizada entre 11 e 14 de novembro de 2024. À época, Prevost estava na Cúria do Vaticano.
Uma busca dentro da página sobre a conferência de novembro 2024 no site da USCCB levou a diferentes links sobre as sessões que ocorreram nesses dias. Em nenhum texto é citado o nome de Prevost.
A busca também identificou as apresentações dos dias 12 e 13, publicadas também no perfil da conferência no YouTube. Prevost também não aparece em nenhuma das gravações.
O nome do papa tampouco é citado na pauta das sessões públicas do evento ou no “Resumo da Sessão Plenária de Outono dos Bispos dos EUA em Baltimore”.
Procurada pela AFP, a diretora executiva de Relações Públicas da USCCB, Chieko Noguchi, confirmou que o “então cardeal Prevost não compareceu à reunião dos bispos dos EUA em novembro passado”.
“Tendo sido nomeado bispo no Peru, o papa Leão XIV não era membro da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos durante o seu período como bispo”, disse em um e-mail enviado em 13 de maio de 2025.
O mesmo canal de notícias da USCCB perguntou a Prevost em 2023 se a sua opinião de 2012, sobre práticas que vão “contra o Evangelho”, havia mudado após a liderança do papa Francisco. O sacerdote respondeu: “Eu diria que houve um desenvolvimento no sentido da necessidade de que a igreja se abra e seja acolhedora”.
“Buscamos ser mais acolhedores e mais abertos e dizer que todas as pessoas são bem-vindas na igreja”, afirmou.
O Checamos já verificou outros conteúdos sobre o papa Leão XIV (1, 2, 3).
Referências
- Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos em novembro de 2024 (1, 2)
- Agenda da sessão da conferência
- Resumo da Sessão Plenária de Outono dos Bispos dos EUA em Baltimore