
Vídeos com imagens antigas inventam descoberta de “quarto secreto” de Lula com dinheiro do INSS
- Publicado em 9 de maio de 2025 às 23:25
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Polícia Federal encontra quarto secreto de Lula com dinheiro do INSS”, diz o texto sobreposto às sequências virais que circulam no Facebook, no Kwai e no TikTok.

Os vídeos que acompanham as publicações mostram imagens do mandatário e de agentes federais, com uma narração afirmando que a Polícia Federal teria descoberto um “quarto secreto” de Lula durante uma “operação sigilosa” em Brasília. As postagens afirmam que o suposto “cômodo misterioso” teria sido encontrado em um prédio usado pelo governo, contendo “malotes de dinheiro, documentos confidenciais e registros ligados ao INSS”.
Em 23 de abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto em 13 estados e no Distrito Federal, para combater um esquema nacional de descontos ilegais no INSS. As investigações apontam que entidades sindicais e associações prestadoras de serviços a aposentados cadastravam beneficiários do INSS sem autorização - com assinaturas falsas - para aplicar descontos mensais diretamente na folha de pagamento.
De acordo com a PF e a CGU, as fraudes ocorreram entre 2019 e 2024, e o total desviado pode chegar a R$ 6,3 bilhões.
O caso gerou uma crise imediata no governo petista e uma pressão que culminou na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT). Após a repercussão negativa, o governo federal também suspendeu todos os Acordos de Cooperação Técnica envolvendo descontos de mensalidades associativas em folha de pagamento de aposentados e pensionistas.
Porém, é falso que durante a operação a PF tenha encontrado um “quarto secreto” de Lula com “o dinheiro do INSS”, ao contrário do que indicam os conteúdos virais.
Vídeos com imagens de diferentes ações policiais
O AFP Checamos realizou buscas reversas no Google por fragmentos dos vídeos viralizados - que compartilham a mesma alegação, mas diferem nas imagens apresentadas. As buscas indicaram que os registros de ações policiais que compõem as sequências foram retirados do banco de imagens Pinterest e de matérias de meios de comunicação em diferentes ocasiões.
Uma das imagens iniciais de algumas das postagens, da apreensão de malas de dinheiro, por exemplo, é do caso envolvendo o ex-deputado federal Geddel Vieira Lima (MDB), ocorrido em 2017. A busca não permitiu chegar à origem de outro registro utilizado no início das publicações, com pilhas de dinheiro, mas indicou que a foto de agentes federais carregando computadores é de uma operação de 2016.
Outras fotografias de agentes federais vistas nos conteúdos também ilustram matérias sobre ações antigas, de 2017, 2018, 2019, 2020 (1, 2), 2021 (1, 2), 2022, 2023 e 2024 (1, 2, 3, 4), todas elas anteriores à Operação Sem Desconto.
Para embasar a alegação da descoberta do suposto “quarto secreto”, as sequências utilizaram uma imagem que circula, pelo menos, desde 2013. Outro registro usado, o de uma prateleira de livros que seria um acesso secreto, foi publicado há seis anos no Pinterest. Já a imagem que mostra uma porta secreta no chão está na mesma rede desde 2019. Por fim, a fotografia de uma mão na maçaneta abrindo o suposto cômodo circula, pelo menos, desde 2018.
Procurada pelo Comprova, projeto de verificação colaborativo do qual participa o AFP Checamos, a Polícia Federal negou a existência de uma ação como a descrita pelas postagens. “Todas as operações da Polícia Federal são divulgadas em seu site. Não foi realizada operação com as informações enviadas em seu e-mail”.
Referências:
- Operação Sem Desconto da Polícia Federal em abril de 2025
- Imagens do suposto quarto secreto de Lula, publicadas antes de 2025 (1, 2, 3, 4)
- Matéria com imagem utilizada pelas postagens virais sobre uma ação policial em 2016
- Matérias com imagens utilizadas pelas postagens virais sobre ações policiais em 2017 (1, 2)
- Matéria com imagem utilizada pelas postagens virais sobre uma ação policial em 2018
- Matéria com imagem utilizada pelas postagens virais sobre uma ação policial em 2019
- Matérias com imagens utilizadas pelas postagens virais sobre ações policiais em 2020 (1, 2)
- Matérias com imagens utilizadas pelas postagens virais sobre ações policiais em 2021 (1, 2)
- Matéria com imagem utilizada pelas postagens virais sobre uma ação policial em 2022
- Matéria com imagem utilizada pelas postagens virais sobre uma ação policial em 2023
- Matérias com imagens utilizadas pelas postagens virais sobre ações policiais em 2024 (1, 2, 3, 4)
- Portal com informações sobre as operações da Polícia Federal