Imagem de ato esvaziado do Dia do Trabalhador de 2024 é erroneamente relacionada a evento de 2025

  • Publicado em 5 de maio de 2025 às 22:33
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após a deputada Erika Hilton afirmar que um dos atos de São Paulo do dia 1º de maio de 2025 estava “desfalcado” devido ao show da cantora Lady Gaga no Rio de Janeiro, uma imagem foi compartilhada mais de mil vezes nas redes sociais como se mostrasse um evento do Partido dos Trabalhadores (PT) nesse feriado de 2025. No entanto, a foto foi registrada durante um ato com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Dia do Trabalhador de 2024. 

“Gente do céu, prendam a Lady Gaga. Ela acabou com o evento do PT do Dia do Trabalhador”, diz a legenda que circula com uma foto no Facebook e no X

Image
Captura de tela feita em 2 de maio de 2024 de uma publicação no X (.)

Para celebrar o 1º de maio de 2025, centrais sindicais como a Força Sindical  organizaram um ato na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte de São Paulo, com shows e manifestações contra a escala 6x1 — aquela em que o empregado trabalha seis dias para folgar um. 

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a então ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, compareceram ao ato. 

Outros políticos  da base governista também marcaram presença em manifestações, como a deputada federal Erika Hilton (PSOL), que participou de um ato na Avenida Paulista. 

Ao ser entrevistada sobre o evento, a parlamentar afirmou que ele estava “desfalcado” porque muitos moradores de São Paulo haviam viajado para o Rio de Janeiro para acompanhar o show da popstar Lady Gaga, que se apresentou na cidade em 3 de maio. 

No entanto, a foto que circula não foi registrada no ato do Dia do Trabalhador de 2025. 

Foto de ato em 2024

Uma busca reversa pela imagem no Google Lens levou a uma notícia do jornal O Estado de S.Paulo de 2 de maio de 2024 com o título “Ato de 1º de Maio com Lula em SP reuniu menos de 2 mil pessoas, diz monitor da USP”. 

O texto é ilustrado com a mesma imagem viral, creditada ao fotógrafo Edi Sousa, da Ato Press. 

De acordo com a reportagem, o ato do Dia do Trabalhador daquele ano foi realizado no estacionamento da Neo Química Arena, em Itaquera, e contou com a presença de Lula, além do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), então pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, e de nove ministros do governo federal.

Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical e outras centrais sindicais, o ato reuniu cerca de 1.635 pessoas, o que rendeu críticas da oposição e até mesmo do presidente, que o classificou como “mal convocado”. 

Segundo a imprensa nacional, o ato esvaziado de 2024 foi decisivo para a não participação de Lula nas celebrações do Dia do Trabalhador em 2025.

Referências 

Notícia sobre ato do dia 1º de maio de 2024  

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco