Lula falava sobre asfaltos nas ruas, não “assaltos”, em vídeo que voltou a circular em 2025
- Publicado em 15 de abril de 2025 às 21:43
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Lula faz acordo com prefeitos para apoiar assaltos nas ruas”, diz texto sobreposto ao vídeo em algumas das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no TikTok.
Na gravação, que já circulou em anos anteriores (1, 2), Lula parece dizer: “Será que um ‘assaltozinho’ na rua que ele mora não é melhor? Não é imprescindível? Então isso eu quero estabelecer com os prefeitos”.
Mas, apesar da pronúncia ambígua do presidente no momento viralizado, uma consulta à íntegra de sua fala deixa claro que Lula não se referia a assaltos.
Fala em defesa de pequenas obras
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo viral mostrou que o trecho compartilhado nas redes foi retirado da participação de Lula em um encontro com governadores e senadores em São Paulo, em 5 de outubro de 2022, época em que era candidato à Presidência da República e fazia campanha para o segundo turno das eleições daquele ano.
O contexto da fala viralizada começa a partir de 1 hora e 55 minutos de gravação do evento, quando Lula fala sobre a boa relação que manteve com os prefeitos durante seus primeiros governos e, em seguida, menciona a importância de os governantes inaugurarem obras de pequeno porte que, na sua opinião, podem ser mais relevantes para a população em geral.
"Eu aprendi com a companheira Miriam Belchior, que foi secretária de Planejamento em Santo André, que os governantes precisam aprender a gostar, a respeitar, a inaugurar obras pequenas, porque elas valem tanto quanto as obras grandes. Às vezes, o povo se utiliza mais dela, do que das obras grandes. Um aeroporto não é todo mundo que vai, é uma parte da sociedade”, diz a partir de 1 hora e 56 minutos.
Em seguida, ouve-se o trecho viral: “Muitas coisas que você faz é para uma pequena parte da sociedade. Uma grande rodovia é muito importante para quem tem carro. E pro povo que anda a pé? Será que um asfaltozinho na rua que ele mora não é melhor? Não é imprescindível?", perguntou o então candidato.
Em novembro de 2022, quando as postagens virais circularam pela primeira vez, o Instituto Lula se pronunciou sobre o caso, reiterando que o mandatário estava falando sobre como melhorias aparentemente pequenas fazem diferença para a população.
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos e Agência Lupa.
Referências
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
