
Vídeo não mostra Glauber Braga sendo retirado à força da Câmara, e sim manifestante em fevereiro
- Publicado em 15 de abril de 2025 às 17:17
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Glauber Braga sendo retirado a força da sala de sessões”, dizem publicações que circulam com o vídeo no Instagram, no Facebook, no X, no Threads, no YouTube e no TikTok.
A sequência mostra um homem sendo carregado por policiais e diversas pessoas em volta. É possível ouvi-lo pedindo que o soltem e dizendo que se sentia mal.

O conteúdo começou a circular dias após o parlamentar do PSOL iniciar uma greve de fome e anunciar, em 9 de abril, que iria permanecer no plenário da Câmara dos Deputados até o fim do processo disciplinar do Conselho de Ética que pede a sua cassação por quebra de decoro parlamentar.
Glauber Braga responde ao processo por expulsar com chutes e empurrões um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) em abril de 2024.
O anúncio do protesto foi feito no dia em que o conselho aprovou o requerimento para a cassação, que agora segue para votação no plenário.
Mas, diferentemente do que alegam as publicações, o vídeo viral não mostra o deputado sendo retirado à força da Câmara.
Manifestante retirado de sessão em fevereiro
Uma busca reversa por fragmentos da sequência levou a uma publicação da rádio Timbaúba feita em 26 de fevereiro de 2025 com o mesmo vídeo.
A legenda informa que as imagens mostram um manifestante que foi “retirado à força” por seguranças da Câmara dos Deputados de uma sessão em 25 de fevereiro de 2025.
O episódio também foi reportado por outros veículos da imprensa nacional (1, 2).
Segundo as informações, o manifestante foi identificado como Luís dos Santos e teria interrompido um pronunciamento da Frente Parlamentar Evangélica para pedir apoio dos parlamentares à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com a jornada de trabalho 6x1 – aquela em que a pessoa trabalha seis dias e tem um de folga.
O manifestante foi retirado da sessão e carregado até o Departamento de Polícia Legislativa após resistir à ação dos seguranças.
Por outro lado, até a publicação deste texto, o deputado Glauber Braga permane em protesto no plenário da Câmara.
Procurada em 14 de abril, a assessoria da Câmara dos Deputados informou ao Checamos que o deputado ainda estava nas dependências da Casa e confirmou que a gravação viral de 25 de fevereiro mostra, na realidade, o manifestante Luís Jesus dos Santos.
“O deputado Glauber Braga continua no plenário 5, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados. Não houve nenhuma tentativa de retirá-lo da Casa. Desde quarta-feira (09/04), o parlamentar tem recebido suporte de segurança e médico, inclusive no final de semana”, diz a nota enviada por e-mail.
Na manhã do dia 15 de abril, o parlamentar publicou nas suas redes sociais que estava há seis dias em greve de fome.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e Reuters.
Referências
- Publicação da rádio Timbaúba em 26 de fevereiro de 2025
- Notícias da imprensa nacional sobre o episódio (1, 2)
- Publicação de Glauber Braga em 15 de abril de 2025