
Foto de recepção de Lula e Janja no Japão foi editada para modificar vestimentas
- Publicado em 3 de abril de 2025 às 19:23
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Presidente e a primeira dama no Japão... Janja com o vestido Bomba de Hiroshima e Lula com o sobretudo da Yakusa”, dizem as publicações que circulam com a imagem no Instagram, no Facebook, no X, no Threads e no TikTok.

Lula esteve no Japão de 24 a 28 de março em uma viagem para marcar os 130 anos de parceria entre os países e fortalecer as relações comerciais.
Já a primeira-dama chegou ao país uma semana antes de Lula, quando se encontrou com mulheres brasileiras que moram no Japão e acompanhou a montagem da Expo Osaka 2025.
Em 25 de março, Janja e Lula foram recebidos pelo imperador do Japão, Naruhito, e pela imperatriz, Masako, em uma cerimônia de boas-vindas no Palácio Imperial, em Tóquio.
A imagem viral foi retirada dessa recepção, transmitida ao vivo pelo canal do governo federal no YouTube. A partir de 6 minutos e 33 segundos é possível ver Lula, Janja e o imperador Naruhito posicionados da mesma forma que na imagem viral.
Nesse momento, o hino nacional do Brasil é reproduzido. Para a ocasião, Janja usava um vestido vermelho sem o volume visto na imagem viral e Lula trajava um terno, e não um sobretudo.
O registro da recepção, feito pelo fotógrafo da Presidência, Ricardo Stuckert, e publicado no Flickr do Palácio do Planalto, confirma que a foto viral foi editada para alterar as roupas utilizadas pelo presidente e pela primeira-dama.

Outras peças usadas por Lula e Janja na viagem se tornaram alvo de críticas nas redes sociais pelo suposto alto valor.
Janja é constantemente criticada por suas roupas e por sua aparência, em narrativas que apontam “falta de postura” como primeira-dama e que a comparam com a ex-primeira-dama e esposa de Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro.
O AFP Checamos já verificou outra alegação que criticava Janja a partir de uma montagem envolvendo suas roupas.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e pelo UOL Confere.