Foto de recepção de Lula e Janja no Japão foi editada para modificar vestimentas

  • Publicado em 3 de abril de 2025 às 19:23
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva estiveram no Japão no final de março de 2025 em visita oficial. Nesse contexto, usuários de redes sociais compartilharam centenas de vezes uma imagem que supostamente mostra Lula e Janja vestindo roupas consideradas inapropriadas em uma cerimônia no país. Mas a imagem foi editada digitalmente, como mostram os registros oficiais do momento. 

“Presidente e a primeira dama no Japão... Janja com o vestido Bomba de Hiroshima e Lula com o sobretudo da Yakusa”, dizem as publicações que circulam com a imagem no Instagram, no Facebook, no X, no Threads e no TikTok

Image
Captura de tela feita em 2 de abril de 2025 de uma publicação do Facebook (.)

Lula esteve no Japão de 24 a 28 de março em uma viagem para marcar os 130 anos de parceria entre os países e fortalecer as relações comerciais.  

Já a primeira-dama chegou ao país uma semana antes de Lula, quando se encontrou com mulheres brasileiras que moram no Japão e acompanhou a montagem da Expo Osaka 2025. 

Em 25 de março, Janja e Lula foram recebidos pelo imperador do Japão, Naruhito, e pela imperatriz, Masako, em uma cerimônia de boas-vindas no Palácio Imperial, em Tóquio. 

A imagem viral foi retirada dessa recepção, transmitida ao vivo pelo canal do governo federal no YouTube. A partir de 6 minutos e 33 segundos é possível ver Lula, Janja e o imperador Naruhito posicionados da mesma forma que na imagem viral. 

Nesse momento, o hino nacional do Brasil é reproduzido. Para a ocasião, Janja usava um vestido vermelho sem o volume visto na imagem viral e Lula trajava um terno, e não um sobretudo. 

O registro da recepção, feito pelo fotógrafo da Presidência, Ricardo Stuckert, e publicado no Flickr do Palácio do Planalto, confirma que a foto viral foi editada para alterar as roupas utilizadas pelo presidente e pela primeira-dama.   

Image
Captura de tela feita em 2 de abril de 2025 da foto publicada no Flickr da Presidência (.)

Outras peças usadas por Lula e Janja na viagem se tornaram alvo de críticas nas redes sociais pelo suposto alto valor. 

Janja é constantemente criticada por suas roupas e por sua aparência, em narrativas que apontam “falta de postura” como primeira-dama e que a comparam com a ex-primeira-dama e esposa de Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro. 

O AFP Checamos já verificou outra alegação que criticava Janja a partir de uma montagem envolvendo suas roupas.  

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e pelo UOL Confere

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco