Gravação de manifestação de 2021 é falsamente associada a ato contra anistia na Avenida Paulista

  • Publicado em 1 de abril de 2025 às 17:37
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 30 de março de 2025, manifestantes se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra projetos que visam anistiar os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Neste contexto, um vídeo de uma manifestação foi compartilhado centenas de vezes como se mostrasse o ato contra a anistia. Mas a gravação original é de maio de 2021 e mostra um protesto contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Avenida Paulista lotada!! DITADURA NUNCA MAIS #LulaDemocraciaEpaz. SEM ANISTIA PARA GOLPISTAS”, diz a legenda de uma gravação no BlueSky. Conteúdos semelhantes circulam no Threads, no Facebook, no X, no TikTok e no Instagram.

As publicações começaram a circular em meio à manifestação de 30 de março de 2025 organizada por lideranças da esquerda para se opor a projetos da oposição que visam anistiar os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Segundo o cálculo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o ato na Avenida Paulista teria reunido cerca de 6,5 mil pessoas.

Image
Captura de tela feita em 31 de março de 2025 de uma publicação no BlueSky (.)

Contudo, o registro é anterior ao protesto de 30 de março.

Por meio de uma busca reversa de imagem, o Checamos localizou a mesma gravação em uma publicação de 29 de maio de 2021 feita pelo perfil do Partido dos Trabalhadores (PT) no X.

Na época, manifestantes se reuniram na Avenida Paulista para protestar contra o governo de Jair Bolsonaro e cobrar a aceleração da vacinação contra a covid-19.

Ato pró-anistia

Algumas publicações comparam as imagens de 2021 com a do ato pró-anistia convocado por Bolsonaro para 16 de março de 2025. A gravação, entretanto, foi registrada no início da manhã do dia 16, quando o público estava começando a chegar.

O Checamos localizou o vídeo em uma publicação feita no dia do ato às 9h20. Como é possível ver nessa transmissão da CNN, feita às 9h32, os manifestantes ainda estavam chegando ao local nesse horário.

O ato encheu de fato por volta do meio-dia, quando o ex-presidente discursou ao lado de outras lideranças da oposição. Segundo um levantamento do mesmo grupo de pesquisadores da USP, o ato do dia 16 chegou a reunir cerca de 18,3 mil pessoas

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco