
Gravação de manifestação de 2021 é falsamente associada a ato contra anistia na Avenida Paulista
- Publicado em 1 de abril de 2025 às 17:37
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Avenida Paulista lotada!! DITADURA NUNCA MAIS #LulaDemocraciaEpaz. SEM ANISTIA PARA GOLPISTAS”, diz a legenda de uma gravação no BlueSky. Conteúdos semelhantes circulam no Threads, no Facebook, no X, no TikTok e no Instagram.
As publicações começaram a circular em meio à manifestação de 30 de março de 2025 organizada por lideranças da esquerda para se opor a projetos da oposição que visam anistiar os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Segundo o cálculo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o ato na Avenida Paulista teria reunido cerca de 6,5 mil pessoas.

Contudo, o registro é anterior ao protesto de 30 de março.
Por meio de uma busca reversa de imagem, o Checamos localizou a mesma gravação em uma publicação de 29 de maio de 2021 feita pelo perfil do Partido dos Trabalhadores (PT) no X.
São Paulo entoa um só mantra ️ #ForaBolsonaropic.twitter.com/Dt5eaAvBYf
— PT Brasil (@ptbrasil) May 29, 2021
Na época, manifestantes se reuniram na Avenida Paulista para protestar contra o governo de Jair Bolsonaro e cobrar a aceleração da vacinação contra a covid-19.
Ato pró-anistia
Algumas publicações comparam as imagens de 2021 com a do ato pró-anistia convocado por Bolsonaro para 16 de março de 2025. A gravação, entretanto, foi registrada no início da manhã do dia 16, quando o público estava começando a chegar.
O Checamos localizou o vídeo em uma publicação feita no dia do ato às 9h20. Como é possível ver nessa transmissão da CNN, feita às 9h32, os manifestantes ainda estavam chegando ao local nesse horário.
O ato encheu de fato por volta do meio-dia, quando o ex-presidente discursou ao lado de outras lideranças da oposição. Segundo um levantamento do mesmo grupo de pesquisadores da USP, o ato do dia 16 chegou a reunir cerca de 18,3 mil pessoas.