
Vídeo aéreo de ato na Avenida Paulista em 9 janeiro de 2023 circula como se fosse de março de 2025
- Publicado em 31 de março de 2025 às 22:26
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“30/03/2025 O ato SEM ANISTIA na avenida Paulista tá gigante tá lindo”, diz uma legenda sobreposta a um vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no TikTok e no Kwai.
A sequência também foi enviada ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Os atos de 30 de março de 2025 foram convocados pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e aconteceram na Avenida Paulista e em diferentes cidades para pedir a punição aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.
Os manifestantes também pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, em 26 de março, virou réu por tentativa de golpe de Estado em 2022, acusado de tentar impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) calculou que cerca de 6,6 mil participantes estiveram no ato na Avenida Paulista.
Mas o vídeo viral não foi gravado nesta manifestação.
Alguns dos conteúdos circulam com a marca d’água do perfil no TikTok do vereador de Vitória da Conquista Alexandre Xandó (PT). A mesma sequência viral foi publicada pelo parlamentar em 9 de janeiro de 2023.
O vídeo é creditado ao portal Mídia Ninja e traz a logomarca do site no canto superior esquerdo, assim como se vê em algumas das peças de desinformação.
Uma busca no perfil da Mídia Ninja no Facebook com o filtro de data limitado a 9 de janeiro de 2023 identificou o vídeo viral.
A sequência foi gravada um dia após os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro daquele ano, quando milhares de apoiadores de Bolsonaro que não aceitavam a vitória de Lula na eleição de 2022 invadiram e depredaram os principais prédios públicos do país.
O ato contra a anistia em 2023 também reuniu manifestantes e políticos da base governista na Avenida Paulista e em outras cidades para pedir a punição dos envolvidos, sob a palavra de ordem “sem anistia”.