
Vídeo de manifestação sérvia contra a corrupção circula como protesto anti-Erdogan em Istambul
- Publicado em 28 de março de 2025 às 14:43
- 3 minutos de leitura
- Por Chayanit ITTHIPONGMAETEE, AFP Tailândia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Turquia: Protestos em massa após prisão de principal opositor de Erdogan. Milhares de pessoas tomaram as ruas da Turquia após a prisão do maior rival político do presidente Recep Tayyip Erdogan. A detenção gerou indignação entre os apoiadores da oposição e acendeu protestos em diversas cidades do país”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Threads.
O conteúdo também circula em inglês, tailandês, árabe, grego e espanhol.

Na sequência viral, as ruas de uma cidade à noite são vistas repletas de pessoas que seguram cartazes e luzes.
As publicações circulam após a detenção de Ekrem Imamoglu pela polícia turca em 19 de março de 2025, evento que causou furor na oposição e gerou uma onda de protestos e conflitos com as forças de choque do país.
Imamoglu, prefeito de Istambul pela principal legenda da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP, na sigla em turco), é o maior adversário político do presidente Erdogan, e sua prisão ocorreu apenas dias antes do partido designá-lo candidato nas eleições presidenciais de 2028.
Contudo, ao contrário do que afirmam as publicações, o vídeo da manifestação noturna não foi feito na Turquia, mas na Sérvia.
Protesto anticorrupção na Sérvia
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google conduziu à mesma filmagem publicada no X em 15 de março de 2025. Na legenda, é indicado que o conteúdo mostra a capital da Sérvia, Belgrado.
O protesto de 15 de março na capital sérvia foi o maior de uma série de demonstrações contra a corrupção lideradas por estudantes e que ocorrem no país desde novembro de 2024.
O movimento teve início após o desabamento da cobertura de uma estação de trem em Novi Sad, em 1º de novembro, que deixou 16 mortos e inflamou a revolta latente de parte da população contra a corrupção e a suposta falta de fiscalização em projetos de construção no país.
Segundo o Ministério do Interior da Sérvia, pelo menos 107 mil pessoas estiveram presentes nos protestos, enquanto um órgão de contagem independente calculou entre 275 mil e 325 mil manifestantes.
A AFP também fez fotografias e vídeos da manifestação que são similares à filmagem viralizada.


A AFP pôde rastrear o local da gravação até a Praça Slavija, no centro de Belgrado.