Vídeo de manifestação na Avenida Paulista é de 2024, e não ato de 2025 com 1 milhão de pessoas

  • Publicado em 25 de março de 2025 às 20:15
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 16 de março de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com milhares de apoiadores em uma manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro, para pedir anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Desde então, publicações visualizadas centenas de vezes nas redes sociais compartilham um vídeo de uma multidão na Avenida Paulista, em São Paulo, com a alegação de ser um registro de um evento ocorrido na mesma data. Mas isso é falso: o conteúdo foi gravado em 25 de fevereiro de 2024, quando um ato em apoio ao ex-mandatário foi realizado na capital paulista.

“IMAGEM IMPRESSIONANTE DA MANIFESTAÇÃO PRÓ BOLSONARO, HOJE, QUE MOSTRA CERCA DE 1 MILHÃO DE PESSOAS!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook.

O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 24 de março de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

As publicações circulam após as manifestações convocadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 16 de março de 2025, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em busca de anistia aos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Segundo uma nota divulgada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), mais de 400 mil pessoas estavam presentes na ocasião. Esse número, porém, foi contestado por um cálculo publicado pela Universidade de São Paulo (USP), que apontou cerca de 18,3 mil manifestantes no local.

Na sequência viralizada, uma multidão vestindo roupas amarelas ao redor de trios elétricos pode ser vista na Avenida Paulista, em São Paulo — identificável pelo prédio do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Contudo, a filmagem não é um registro dos atos de março de 2025, nem mostra uma manifestação com cerca de 1 milhão de pessoas.

Ato de fevereiro de 2024

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google encontrou o conteúdo publicado no YouTube em 25 de fevereiro de 2024, com a mesma legenda replicada nas publicações falsas.

A mesma busca encontrou uma versão estendida da gravação publicada no perfil de Jair Bolsonaro no Instagram, também em 25 de fevereiro. Nesta versão, antes de ser registrada a manifestação na avenida, a câmera filma um relógio que exibe a data de “domingo, 25 de fev”.

Na ocasião, milhares de pessoas se reuniram na Avenida Paulista em defesa de Bolsonaro, então investigado pela Polícia Federal (PF) por suposta tentativa de golpe de Estado.

O evento também causou divergências em relação ao cálculo dos manifestantes: enquanto a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo anunciou um total de 600 mil pessoas concentradas na Avenida Paulista, pesquisadores da USP indicaram um máximo de 185 mil presentes.

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre as manifestações de 16 de março de 2025 em Copacabana.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco