É falso que vídeo de militares chineses foi feito após notícias sobre Musk acessar planos de guerra

  • Publicado em 25 de março de 2025 às 15:38
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 20 de março de 2025, o jornal The New York Times reportou que o bilionário Elon Musk participaria de uma reunião no Pentágono onde receberia informações confidenciais sobre uma potencial guerra dos Estados Unidos contra a China. Poucos dias depois, usuários de redes sociais compartilharam centenas de vezes um vídeo de uma demonstração militar, alegando que o governo chinês a teria organizado após a notícia para mostrar o seu “poder de força”. Mas a sequência foi feita em 2019, durante o desfile militar que marcou os 70 anos da fundação da República Popular da China. 

“Governo chinês mostra 0,1% do seu poder de força após NYT vazar que Elon Musk planeja uma guerra entre EUA e China!! A serenidade de quem sabe que é 10x mais forte que o adversário!!”, diz a legenda que acompanha um vídeo de militares chineses marchando no Instagram, no Facebook, no Threads, no X e no TikTok

Image
Captura de tela feita em 24 de março de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

A legenda das publicações faz referência a uma reportagem do jornal The New York Times, de 20 de março de 2025, informando que Musk, atual chefe do Departamento de Eficiência Governamental, participaria de uma reunião no Pentágono onde seriam discutidos os planos dos Estados Unidos para uma possível guerra contra a China. 

A informação levantou preocupações sobre a influência de Musk na Casa Branca e sobre potenciais conflitos de interesse, uma vez que o empresário tem negócios na China.

O presidente norte-americano, Donald Trump, negou que o bilionário teve acesso às informações e classificou o NYT como “inimigo do povo”

Contudo, a sequência viral não foi registrada nesse contexto. 

Vídeo de 2019 

Uma busca reversa por fragmentos da gravação levou a um vídeo, publicado em 8 de maio de 2020 no YouTube, que possui os mesmos trechos da sequência viral. 

A descrição indica que a sequência foi registrada em um desfile militar do Dia Nacional da China, em 1º de outubro de 2019, e em comemoração dos 70 anos da fundação da República Popular da China.  

A gravação viralizada começa a partir de dois minutos e vinte segundos, embora o vídeo do YouTube tenha trechos que não aparecem nas peças de desinformação. 

À época, a AFP também reportou o desfile, que aconteceu na Praça Tiananmen, em Pequim, e mobilizou cerca de 15 mil soldados, além de tanques, mísseis e aviões de combate. O exército do país também apresentou armas novas na ocasião. 

Em uma das fotos do evento registradas pela agência, é possível observar um painel de led com o número 70 ao fundo da imagem, assim como em um trecho da sequência viral: 

Image
Combinação de capturas de tela feita em 24 de março de 2025 de uma publicação no Threads (E) e uma foto da AFP (.)

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco