
Vídeo de demolição em um parque infantil circula como se mostrasse o desmonte de uma mesquita na Índia
- Publicado em 21 de março de 2025 às 15:24
- 4 minutos de leitura
- Por Agustin BAGNASCO, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Tratores na Índia demolem mesquitas ilegais”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no X e no Threads.
Mensagens semelhantes circulam em inglês, bengali e espanhol.

Desde sua chegada ao poder, em maio de 2014, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, tem adotado uma política nacionalista identificada com o hinduísmo, a religião majoritária no país.
Em dezembro de 2019, estabeleceu uma lei de cidadania que foi considerada discriminatória contra os muçulmanos e provocou manifestações em todo o país. A controversa lei facilita a concessão da cidadania indiana a refugiados do Afeganistão, Bangladesh e Paquistão, desde que não sejam muçulmanos.
Em janeiro de 2024, Modi inaugurou um templo hindu nas ruínas de uma mesquita derrubada em 1992 por radicais hindus. O episódio dos anos 90 desencadeou os piores confrontos religiosos desde a independência do país em 1947, e deixou cerca de 2.000 mortos, a maioria muçulmanos.
Em 2023, outras mesquitas históricas foram demolidas, como parte de uma ampliação de estradas.
Um parque infantil
Mas o vídeo viralizado não mostra a demolição de um desses centros religiosos.
Uma busca por fragmentos do vídeo viral no Google levou a uma publicação de 7 de março de 2025 no TikTok mostrando a mesma filmagem, porém com a descrição, em indonésio: “demolição no segundo dia da atração turística Hibiscus em Puncak Bogor. *Este prédio não é uma mesquita, era um edifício de estilo indiano em um parque de diversões”.
Uma nova pesquisa levou a um vídeo no YouTube de 9 de março de 2025 no canal Herdiansyah Channel, com o título, também em indonésio: “As medidas de Kang Dedi Mulyadi para superar as inundações”.
No minuto 2:49 é possível ver um prédio com as mesmas características do que aparece na gravação viral, sendo demolido também por uma retroescavadeira da marca Kobelco.
Os dois prédios são verde água e têm cúpulas brancas com detalhes verdes. Além disso, as portas possuem o mesmo design e é possível ver pinheiros ao fundo da imagem.
A única diferença é o ângulo da gravação: enquanto a sequência viral mostra somente duas cúpulas, no vídeo publicado no YouTube são vistas quatro.

A partir do minuto 3:58 do vídeo é possível ver um letreiro com a inscrição “HIBISC Fantasy Puncak”. Uma pesquisa por esse nome no Google levou à localização de um parque infantil na Indonésia, que, segundo o buscador, se encontra “permanentemente” fechado.
Ao repetir a busca acrescentando a palavra “demolido” em indonésio, o buscador indicou uma matéria intitulada “Hibisc Fantasy Puncak desmontado, DPR: limpe tudo, sem necessidade de compensação”, publicada em 9 de março de 2025 pelo portal de notícias indonésio Tempo.
O texto informa sobre o desmonte de um parque temático por ordem do governo local por infringir regulamentos do terreno. Além disso, indica a leitura de outro artigo do Tempo, que explica que o Hibisc Fantasy Puncak foi demolido a pedido do governador da província de Java Ocidental, Dedi Mulyadi, devido à suspeita de que uma modificação no terreno provocou as inundações repentinas de 2 de março de 2025 que afetaram a região metropolitana da capital Jacarta.
Uma nova busca pelas palavras-chave “Hibisc Fantasy Puncak” e “desmonte” em indonésio levou a uma matéria publicada em 7 de março pelo portal Espos, intitulada: “Maquinaria pesada desmonta a atração turística Hibisc Fantasy em Puncak, Bogor”. O texto informa que o parque foi demolido em 7 de março de 2025.
Conteúdo semelhante foi checado pela Reuters.
Referências:
- Vídeo publicado no TikTok
- Vídeo no YouTube sobre a demolição do parque infantil
- Matérias do portal indiano Tempo (1, 2)