Vídeo de multidão cantando o hino em Brasília é de ato em setembro de 2021, não em março de 2025

  • Publicado em 18 de março de 2025 às 19:39
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 16 de março de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores se reuniram em uma manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro, para pedir anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023. Diante disso, publicações nas redes sociais com milhares de interações compartilham um vídeo de uma multidão em Brasília cantando o hino nacional com a alegação de que também foi um ato do dia 16 de março. Mas isso é falso: a sequência foi gravada em 7 de setembro de 2021 em um ato pró-Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios. 

“Anistia já 16-03-25”, lê-se na legenda sobreposta a um vídeo em que se ouve uma multidão cantando o hino nacional brasileiro com camisetas e bandeiras verdes e amarelas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O conteúdo foi compartilhado no Instagram, no Facebook, no TikTok e no YouTube

Image
Captura de tela feita em 17 de março de 2025 de uma publicação no Instagram (.)

A sequência começou a circular após a manifestação convocada por Bolsonaro e seus aliados para o último dia 16 de março, em Copacabana, no Rio de Janeiro, que pediu anistia para os presos pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

Segundo calculado pela Universidade de São Paulo (USP), cerca de 18 mil pessoas participaram do ato. Em contrapartida, a Polícia Militar do Rio de Janeiro estimou um público de 400 mil pessoas. 

No entanto, o vídeo viral não mostra uma manifestação em Brasília no mesmo dia do ato carioca. 

Dia da Independência de 2021

Uma busca reversa por fragmentos da sequência levou a uma publicação no perfil do senador Flávio Bolsonaro (PL) no X, feita em 7 de setembro de 2021, com o mesmo vídeo. 

Nessa data, também marcada pelo Dia da Independência do Brasil, dezenas de milhares de apoiadores do então presidente se reuniram em manifestações em diferentes cidades, incluindo Brasília. 

Bolsonaro, que à época era presidente e enfrentava inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atacou ministros do STF em seu discurso. 

A AFP reportou a manifestação de Brasília em vídeo, e as imagens mostram um cenário similar ao visto na sequência viral, além de Bolsonaro com a mesma vestimenta ao lado de sua esposa, Michelle Bolsonaro: 

Image
Combinação de capturas de tela feita em 17 de março de 2025 de uma publicação no Instagram com detalhes assinalados pela AFP (.)
Image
Combinação de capturas de tela feita em 17 de março de 2025 de um vídeo no YouTube com detalhes assinalados pela AFP (.)

Tanto nas imagens da AFP, como na sequência viral, é possível identificar painéis verdes fixados em prédios dos ministérios. 

Como noticiou o portal Poder360 à época, as placas com frases comemorativas e trechos do hino nacional foram colocadas em setembro de 2021 nos prédios para iniciar os festejos do bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 2022. 

Image
Uma mulher segura um cartaz com os dizeres "Brasileiros dizem não ao comunismo" durante uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro em Brasília, em 7 de setembro de 2021 (AFP / Sergio Lima)

O Checamos verificou outros conteúdos falsamente atribuídos à manifestação pró-anistia em 16 de março de 2025 (1, 2, 3). 

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco