
Video de fevereiro de 2024 circula como se fosse de manifestação pró-anistia de 16/03/2025
- Publicado em 18 de março de 2025 às 18:31
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Vocês acham mesmo que tem 18 mil pessoas aqui?”, questiona uma publicação no X que inclui o vídeo. A mesma sequência é compartilhada junto a legendas semelhantes no Instagram, no Facebook, no Threads e no Kwai.

O conteúdo circula após o dia 16 de março, data em que o ex-presidente Bolsonaro participou de um ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, no qual pedia anistia aos condenados pelos ataques aos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
As postagens fazem alusão a um levantamento realizado pelo grupo “Monitor do Debate Político” do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), coordenado pelos professores Pablo Ortellado e Márcio Moretto, da Universidade de São Paulo (USP). Segundo essa estimativa, o ato de 16 de março de 2025 reuniu cerca de 18 mil pessoas na orla de Copacabana.
Na gravação, porém, é possível identificar o edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que fica localizado na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.
Embora a Avenida Paulista também tenha sido palco de um ato a favor de Bolsonaro em 16 de março, ele foi menor do que o de Copacabana. A estimativa da Cebrap é de que 1.400 pessoas se reuniram no local.
Vídeo de 2024
Uma busca reversa por um dos fragmentos do vídeo no Google Lens levou ao mesmo vídeo publicado em 26 de fevereiro de 2024 no Instagram.
No dia anterior, em 25 de fevereiro, o ex-presidente Bolsonaro havia participado de um ato na Avenida Paulista que contou com grande adesão. A estimativa feita pelo mesmo grupo de pesquisadores da USP, à época, foi de que 185 mil pessoas estiveram presentes na Avenida Paulista.
A mesma busca no Google Lens também levou a uma matéria publicada em 6 de setembro de 2024 pelo jornal O Estado de S. Paulo a respeito de outros protestos marcados para o Dia da Independência do Brasil naquele ano. O texto inclui uma foto de Tiago Queiroz com os mesmos elementos vistos no vídeo viral e a legenda: “Última manifestação bolsonarista na Paulista ocorreu em fevereiro deste ano”.
