Vídeo de médica que se recusa a atender paciente com boné pró-Trump é encenação

  • Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 17:05
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma encenação de um homem supostamente discutindo com uma médica por ser apoiador do presidente norte-americano Donald Trump acumulou mais de 11 mil interações nas redes sociais desde, pelo menos, 11 de fevereiro de 2025. O conteúdo circula como se mostrasse uma cena real, na qual a médica se recusaria a atender um paciente que usa um boné com o slogan de campanha de Trump. Mas o vídeo foi publicado por um perfil que compartilha diversas encenações semelhantes, nas quais as mesmas pessoas do vídeo viral interpretam outros personagens.

 “Nos EUA, uma médica se recusa a atender um paciente por ele ser apoiador do Trump”, diz uma mensagem publicada junto ao vídeo viral no X. O conteúdo também circula no Facebook e no Instagram.

Image
Captura de tela feita em 14 de fevereiro de 2025 de uma publicação no X (.)

O vídeo mostra uma mulher vestida como uma médica e um homem que usa um boné vermelho com a frase “Torne a América Grande Novamente”, em tradução livre do inglês. A frase foi o slogan da campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na sequência, a mulher vestida como médica exige que o homem tire o boné caso queira ser atendido por ela. O homem, então, pede que sua companheira filme a cena.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google mostrou que o conteúdo foi publicado em 9 de fevereiro de 2025 por um perfil no TikTok identificado como “@thomasgibson31”. No vídeo, é possível ler a frase “paciente tem atendimento médico negado”, em inglês.

Dois dias antes, em 7 de fevereiro, o perfil já havia publicado a mesma cena gravada de um outro ângulo, junto à frase: “Doutora recusa serviços médicos”.

Embora o usuário “@thomasgibson31” não tenha nenhuma descrição oficial em seu perfil no TikTok, é possível perceber que a conta publica diversas outras cenas com uma breve descrição de cada uma delas, como no caso do suposto paciente que teve seu atendimento médico negado.

As mesmas pessoas do vídeo viral podem ser vistas em outras sequências interpretando diferentes personagens. O homem que usa o boné pró-Trump no vídeo viral, por exemplo, aparece em outro conteúdo no qual interpreta uma pessoa em situação de rua:

Image
Comparação feita em 14 de fevereiro de 2025 entre os vídeos publicados pelo perfil “@thomasgibson31” no TikTok (.)

Em outra cena, o mesmo homem também é visto com o boné vermelho discutindo em um restaurante (1, 2), sentado ao lado de uma mulher que seria sua esposa grávida. A mulher, porém, não é a mesma pessoa que o acompanhava no vídeo em que ele discutia com a suposta médica:

Image
Comparação feita em 14 de fevereiro de 2025 entre dois vídeos publicados pelo perfil “@thomasgibson31” no TikTok (.)

“Médica” é uma criadora de conteúdo digital

Da mesma forma, a mulher que interpreta a médica na cena viralizada também já interpretou diversos outros personagens, como ressaltado por alguns comentários nas redes sociais.

Os comentários levaram a uma publicação feita em setembro de 2024 no X que inclui fotos da mulher em questão em diversas outras cenas. “Existe essa mulher que faz encenações no TikTok, e de vez em quando, suas esquetes são postadas no X, e as pessoas acreditam que são reais. Use seu discernimento”, escreveu o usuário.

Buscas reversas no Google pelas imagens postadas por esse usuário levaram a diversos vídeos publicados no canal Network Media (1, 2) no YouTube que incluem a mulher que interpreta a médica na esquete viral.

O Network Media se define como uma empresa destinada a alavancar a carreira de produtores de conteúdo, criada por Rick Lax. Em seu site, a companhia também detalha que disponibiliza “cenários teatrais, fantasias e adereços” que podem ser usados por seus criadores de conteúdos.

Um dos vídeos publicados no YouTube pela Network Media no qual a suposta médica aparece contém a seguinte descrição: “Este vídeo foi produzido pelo Network Media LLC e Ebony M”.

Uma busca pelo nome “Ebony M” no Google localizou o perfil da mulher em questão no Facebook. “Ebony M é, em primeiro lugar, mãe e depois uma criadora de conteúdo que se concentra em dramas da vida real com os quais as pessoas também podem se identificar”, diz a descrição de sua página na rede social. 

Em 12 de fevereiro, Ebony M publicou a esquete viral na qual interpreta uma médica.

Image
Captura de tela feita em 14 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

O AFP Checamos tentou entrar em contato com o usuário “@thomasgibson31” e com o canal Network Media, mas não obteve retorno até a publicação desta verificação.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco