Vídeo de Lula sendo hostilizado na Bahia em 2023 volta a circular como se fosse de fevereiro de 2025

  • Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 15:10
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em fevereiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na Bahia para a inauguração de uma obra. Desde então, um vídeo do programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan, foi compartilhado mais de 1,8 mil vezes, como se mostrasse o mandatário sendo hostilizado no estado neste mês. Mas o vídeo original é de junho de 2023, quando Lula visitou uma feira agropecuária na Bahia. Não foram encontrados registros do presidente sendo vaiado na visita realizada em fevereiro de 2025.

“Lula e Janja são vaiados na Bahia 09/02/25”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Instagram, no Kwai e no Facebook.

“Em agenda pelo Nordeste, Lula chegou a ser hostilizado e mostrou ter aprendido algo em três mandatos. Primeiro o petista foi criticado por sua própria plateia na Bahia. A gente separou um trecho, acompanhe”, diz um apresentador. Após um problema na transmissão do vídeo, ele continua. “A gente está separando esse momento e você vai acompanhar aqui em ‘Os Pingos nos Is’ (...). A gente conseguiu localizar esse arquivo e você vai acompanhar agora”. Em seguida, a sequência exibe imagens de uma multidão gritando “ladrão”.

Image
Captura de tela feita em 12 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Instagram (.)

Por meio de uma busca pelos termos “Lula vaiado na Bahia” e “Pingos nos Is”, o Checamos localizou a gravação original em uma publicação de junho de 2023 no canal do programa da Jovem Pan no YouTube.

Na ocasião, o presidente participava da feira agropecuária Bahia Farm Show, quando foi hostilizado por parte do público.

De acordo com a agenda de Lula, o presidente não teve compromissos no dia 9 de fevereiro de 2025, por ser um domingo. Mas ele esteve na Bahia no dia 7 para a inauguração de uma obra hídrica e voltou para Brasília na mesma data. O Checamos não encontrou registros que mostrem que ele teria sido vaiado no evento.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco