Imagens de astronautas usando chapéus de Natal não provam que missão espacial foi "encenada"

No final de dezembro de 2024, dois astronautas da NASA compartilharam fotos usando gorros natalinos na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Como o retorno da tripulação à Terra estava originalmente previsto para junho de 2024, essas imagens foram interpretadas por usuários de redes sociais como uma prova de que sua missão não seria real. No entanto, os astronautas ainda estão a bordo da ISS devido a problemas técnicos, o que levou ao adiamento do retorno. A NASA disse à AFP que um reabastecimento enviado em novembro de 2024 levou as decorações de Natal vistas nas imagens. 

“Onde esses astronautas conseguiram esses chapéus de natal??”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram e no TikTok e no X.

A pergunta é compartilhada junto a um vídeo em que uma pessoa diz: “Aqueles dois astronautas que estão presos no espaço que era pra eles ficarem apenas 8 dias, sendo que eles foram lá em junho [...] Agora, por causa de um erro eles vão ficar até fevereiro. Eles acabaram de postar uma foto usando um chapeuzinho de Natal? Oi?”

Questionamento semelhante, apontando que as imagens provariam como a “Nasa mente”, circula em outros idiomas, como inglês e francês.

Image
Captura de tela feita em 10 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Em 5 de junho de 2024, a nave Starliner da Boeing decolou da Flórida com destino à ISS, transportando dois astronautas: Butch Wilmore e Suni Williams.

Em 6 de junho eles chegaram à ISS, com a previsão de passar oito dias no laboratório orbital e depois retornar, ainda a bordo da Starliner. No entanto, a estadia foi prolongada devido a problemas técnicos com a espaçonave.

Suni Williams e Butch Wilmore então se juntaram à Expedição 71, uma tripulação de sete pessoas cuja missão espacial começou em 5 de abril de 2024 e terminou em 23 de setembro do mesmo ano.

Em 23 de setembro de 2024, esta expedição deixou a ISS, sendo substituída pela Expedição 72, composta por cinco novos membros. Suni Williams e Butch Wilmore também se juntaram a esta nova equipe.

Celebrações natalinas: uma tradição na ISS

Uma busca reversa no Google pelas imagens virais levou aos registros originais publicados no perfil oficial da ISS no Instagram entre 25 e 28 de dezembro de 2024. 

A legenda de uma das postagens diz: “A Expedição 72 é a 25ª tripulação a passar o Natal a bordo da Estação Espacial Internacional. A primeira tripulação a passar as festas no posto orbital foi a Expedição 1, em 25 de dezembro de 2000”

E na sequência, descreve as imagens: “Os astronautas da NASA Suni Williams, Don Pettit, Nick Hague e Butch Wilmore da Expedição 72 compartilharam uma saudação festiva e expressaram votos de felicidades àqueles que estão em casa na Terra durante uma mensagem pré-gravada em 23 de dezembro de 2024.” 

Uma nova pesquisa no Google pelos nomes dos astronautas mencionados junto com o termo “Expedição 72” em inglês exibiu uma página no site oficial da NASA detalhando esta missão.

“A Expedição 72 começou em 23 de setembro de 2024 e termina na primavera de 2025. Os residentes em órbita vão explorar uma variedade de fenômenos espaciais para beneficiar os humanos na Terra e no espaço, incluindo a fabricação de produtos farmacêuticos, sistemas avançados de suporte à vida, sequenciamento genético em microgravidade e muito mais”, informa o texto no site.

O site também exibe uma lista com os nomes e fotos dos sete membros da Expedição 72 (Alexey Ovchinin, Suni Williams, Butch Wilmore, Ivan Vagner, Don Pettit, Aleksandr Gorbunov e Nick Hague), com informações sobre a tripulação e as missões de reabastecimento.

“A tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional recebeu suprimentos para as festas de fim de ano no final do ano passado, incluindo gorros, durante uma recente missão de reabastecimento de carga”, disse a NASA à AFP em um e-mail em 6 de fevereiro de 2025.

A NASA também encaminhou o link de uma imagem, publicada em 19 de dezembro de 2024, na conta do Flickr do Centro Espacial Lyndon B. Johnson, onde a astronauta Suni Williams exibe uma decoração “feita com materiais excedentes, bolsas de carga e chapéus de Papai Noel entregues recentemente”. 

Image
Captura de tela feita em 11 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Flickr do Centro Espacial Lyndon B. Johnson (.)

“Também sabemos que a NASA enviou chapéus de Papai Noel há 15 anos, então os chapéus nas publicações das redes sociais podem ser uma mistura de designs antigos e novos. A estação espacial abriga muitas decorações de Natal, incluindo uma pequena árvore de Natal e meias que estão lá há anos”, acrescentou a NASA.

Na mesma conta do Flickr, há um álbum de 65 fotos intitulado “Natal no Espaço” que mostra os itens presentes a bordo da ISS ao longo das décadas. É o que também indica um artigo, disponível no site da NASA, sobre a comemoração das festas de fim de ano no espaço.

“A legenda [da foto de Suni Williams] não especifica qual nave de carga fez a entrega, mas a 31ª missão de reabastecimento comercial  da SpaceX, lançada em novembro de 2024, transportou as refeições de Natal da tripulação, assim como outras guloseimas”, disse a NASA à AFP.

A AFP também encontrou informações sobre duas naves de carga de reabastecimento enviadas à ISS em novembro de 2024: a nave espacial SpaceX Dragon, lançada em 5 de novembro a partir dos Estados Unidos, “transportando mais de 6 mil libras de suprimentos para o laboratório orbital”, e a nave espacial Progress 90, lançada em 21 de novembro do Cazaquistão, levando cerca de “três toneladas de alimentos, combustível e suprimentos para a estação espacial”.

Um retorno adiado várias vezes

Em janeiro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a SpaceX, empresa de Elon Musk, iniciaria uma missão para resgatar os veteranos da NASA.

Inicialmente prevista para fevereiro, a operação foi adiada para o final de março de 2025, enquanto a SpaceX prepara uma nova espaçonave. “Elon estará a caminho em breve. Espero que todos estejam seguros. Boa sorte, Elon!!!”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social, sem especificar quando a missão ocorreria.

O dono da SpaceX, que financiou a campanha do presidente norte-americano e agora é membro de seu governo, havia dito anteriormente que o mandatário dos EUA pediu à SpaceX que trouxesse os dois astronautas “o mais rápido possível”.

A ida do homem à Lua ou a capacidade dos seres humanos em viajar para o espaço é alvo frequente de desinformação, verificada pela AFP no passado. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco