Imagens de astronautas usando chapéus de Natal não provam que missão espacial foi "encenada"
- Publicado em 12 de fevereiro de 2025 às 21:51
- 5 minutos de leitura
- Por Cintia NABI CABRAL, AFP França
- Tradução e adaptação AFP Brasil
“Onde esses astronautas conseguiram esses chapéus de natal??”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram e no TikTok e no X.
A pergunta é compartilhada junto a um vídeo em que uma pessoa diz: “Aqueles dois astronautas que estão presos no espaço que era pra eles ficarem apenas 8 dias, sendo que eles foram lá em junho [...] Agora, por causa de um erro eles vão ficar até fevereiro. Eles acabaram de postar uma foto usando um chapeuzinho de Natal? Oi?”.
Questionamento semelhante, apontando que as imagens provariam como a “Nasa mente”, circula em outros idiomas, como inglês e francês.
Em 5 de junho de 2024, a nave Starliner da Boeing decolou da Flórida com destino à ISS, transportando dois astronautas: Butch Wilmore e Suni Williams.
Em 6 de junho eles chegaram à ISS, com a previsão de passar oito dias no laboratório orbital e depois retornar, ainda a bordo da Starliner. No entanto, a estadia foi prolongada devido a problemas técnicos com a espaçonave.
Suni Williams e Butch Wilmore então se juntaram à Expedição 71, uma tripulação de sete pessoas cuja missão espacial começou em 5 de abril de 2024 e terminou em 23 de setembro do mesmo ano.
Em 23 de setembro de 2024, esta expedição deixou a ISS, sendo substituída pela Expedição 72, composta por cinco novos membros. Suni Williams e Butch Wilmore também se juntaram a esta nova equipe.
Celebrações natalinas: uma tradição na ISS
Uma busca reversa no Google pelas imagens virais levou aos registros originais publicados no perfil oficial da ISS no Instagram entre 25 e 28 de dezembro de 2024.
A legenda de uma das postagens diz: “A Expedição 72 é a 25ª tripulação a passar o Natal a bordo da Estação Espacial Internacional. A primeira tripulação a passar as festas no posto orbital foi a Expedição 1, em 25 de dezembro de 2000”.
E na sequência, descreve as imagens: “Os astronautas da NASA Suni Williams, Don Pettit, Nick Hague e Butch Wilmore da Expedição 72 compartilharam uma saudação festiva e expressaram votos de felicidades àqueles que estão em casa na Terra durante uma mensagem pré-gravada em 23 de dezembro de 2024.”
Uma nova pesquisa no Google pelos nomes dos astronautas mencionados junto com o termo “Expedição 72” em inglês exibiu uma página no site oficial da NASA detalhando esta missão.
“A Expedição 72 começou em 23 de setembro de 2024 e termina na primavera de 2025. Os residentes em órbita vão explorar uma variedade de fenômenos espaciais para beneficiar os humanos na Terra e no espaço, incluindo a fabricação de produtos farmacêuticos, sistemas avançados de suporte à vida, sequenciamento genético em microgravidade e muito mais”, informa o texto no site.
O site também exibe uma lista com os nomes e fotos dos sete membros da Expedição 72 (Alexey Ovchinin, Suni Williams, Butch Wilmore, Ivan Vagner, Don Pettit, Aleksandr Gorbunov e Nick Hague), com informações sobre a tripulação e as missões de reabastecimento.
“A tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional recebeu suprimentos para as festas de fim de ano no final do ano passado, incluindo gorros, durante uma recente missão de reabastecimento de carga”, disse a NASA à AFP em um e-mail em 6 de fevereiro de 2025.
A NASA também encaminhou o link de uma imagem, publicada em 19 de dezembro de 2024, na conta do Flickr do Centro Espacial Lyndon B. Johnson, onde a astronauta Suni Williams exibe uma decoração “feita com materiais excedentes, bolsas de carga e chapéus de Papai Noel entregues recentemente”.
“Também sabemos que a NASA enviou chapéus de Papai Noel há 15 anos, então os chapéus nas publicações das redes sociais podem ser uma mistura de designs antigos e novos. A estação espacial abriga muitas decorações de Natal, incluindo uma pequena árvore de Natal e meias que estão lá há anos”, acrescentou a NASA.
Na mesma conta do Flickr, há um álbum de 65 fotos intitulado “Natal no Espaço” que mostra os itens presentes a bordo da ISS ao longo das décadas. É o que também indica um artigo, disponível no site da NASA, sobre a comemoração das festas de fim de ano no espaço.
“A legenda [da foto de Suni Williams] não especifica qual nave de carga fez a entrega, mas a 31ª missão de reabastecimento comercial da SpaceX, lançada em novembro de 2024, transportou as refeições de Natal da tripulação, assim como outras guloseimas”, disse a NASA à AFP.
A AFP também encontrou informações sobre duas naves de carga de reabastecimento enviadas à ISS em novembro de 2024: a nave espacial SpaceX Dragon, lançada em 5 de novembro a partir dos Estados Unidos, “transportando mais de 6 mil libras de suprimentos para o laboratório orbital”, e a nave espacial Progress 90, lançada em 21 de novembro do Cazaquistão, levando cerca de “três toneladas de alimentos, combustível e suprimentos para a estação espacial”.
Um retorno adiado várias vezes
Em janeiro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a SpaceX, empresa de Elon Musk, iniciaria uma missão para resgatar os veteranos da NASA.
Inicialmente prevista para fevereiro, a operação foi adiada para o final de março de 2025, enquanto a SpaceX prepara uma nova espaçonave. “Elon estará a caminho em breve. Espero que todos estejam seguros. Boa sorte, Elon!!!”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social, sem especificar quando a missão ocorreria.
O dono da SpaceX, que financiou a campanha do presidente norte-americano e agora é membro de seu governo, havia dito anteriormente que o mandatário dos EUA pediu à SpaceX que trouxesse os dois astronautas “o mais rápido possível”.
A ida do homem à Lua ou a capacidade dos seres humanos em viajar para o espaço é alvo frequente de desinformação, verificada pela AFP no passado.
Referências
- Publicação de ISS feita em 28 de dezembro de 2024
- Publicação de ISS em 25 de dezembro de 2024
- Informações sobre a Expedição 72 no site da NASA
- Fotos no Flickr (1, 2)
- Artigo no site da NASA
- Registros de naves de reabastecimento (1, 2)
- Post de Trump na Truth Social
- Post de Elon Musk
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
