Vídeo de Lula sendo recebido com vaias no Congresso Nacional foi gravado em 2023

  • Publicado em 6 de fevereiro de 2025 às 20:49
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 1º de fevereiro de 2025 foram eleitos os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 100 mil vezes nas redes sociais desde o dia 3 compartilham um vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é vaiado e chamado de “ladrão” no Congresso Nacional. Mas a gravação foi feita em 20 de dezembro de 2023 e, na ocasião, Lula participava da sessão de promulgação da reforma tributária, quando foi recebido com gritos de apoio e vaias.

“Recepção a um ladrão. 03/02/2025” é a frase sobreposta a uma publicação no TikTok. O mesmo vídeo é compartilhado no Instagram, no Threads, no X e no Facebook com o seguinte texto: “Recepção à Lula na Câmara”

Image
Captura de tela feita em 5 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

No vídeo, o presidente Lula caminha pelo Plenário da Câmara dos Deputados e é vaiado pelos congressistas, que dizem: “O ladrão chegou”. Na sequência, o mandatário passa pela mesa e cumprimenta o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O conteúdo circula após o Congresso brasileiro escolher, em 1º de fevereiro de 2025, os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. O senador Davi Alcolumbre (União-AP) conquistou a presidência do Senado e, na Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito.

Mas o vídeo em que Lula é vaiado no Plenário da Câmara dos Deputados não foi feito nesse contexto e data de 2023.

Vídeo de 2023

Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “Lula”, “vaia” e “Congresso” exibiu reportagens (1, 2), publicadas em 20 de dezembro de 2023, informando sobre a sessão solene da promulgação da reforma tributária. 

Uma busca por esses mesmos termos no YouTube exibiu um vídeo feito sob outro ângulo e publicado na ocasião registrando o momento em que parlamentares da oposição vaiaram Lula. Em resposta, legisladores da base aliada do presidente ecoaram frases como “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.

O então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pediu respeito e decoro aos colegas.

A AFP não localizou o registro original, mas uma comparação entre fragmentos da sequência viral e vídeos compartilhados à época, inclusive da transmissão ao vivo no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, permite observar os mesmos elementos, como a vestimenta e o posicionamento de Lula e de outras pessoas no local:

Image
Comparação feita em 5 de janeiro de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e a gravação original no YouTube em 2023 (.)

Uma consulta à agenda presidencial mostra que Lula ainda não esteve na Câmara em 2025. O presidente não compareceu à abertura do ano legislativo (1, 2), que ocorreu em 3 de fevereiro.

Nesse mesmo dia, Lula recebeu no Palácio do Planalto os novos presidentes da Câmara e do Senado.

Este conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco