Senado não aprovou PEC que permite a revogação de decisões do STF
- Publicado em 5 de fevereiro de 2025 às 13:29
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"APROVADA!! Senado aprova a PEC que permite o congresso a revogar as ações do STF. PEC 8 ACABOU AS CANETADAS DO XANDÃO", lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Instagram, no Facebook e no TikTok.
“Pessoal, vamos abrir a votação agora da PEC 8 pra começar o fim mesmo dessa ditadura do STF. (...) Agora sim foi aprovado. Começou o fim dessa ditadura, galera”, diz o deputado federal Gustavo Gayer na gravação.
Contudo, a gravação é de 2023 e se refere a uma PEC que ainda está em tramitação e que não determina a revogação de ações do STF.
Por meio de uma busca no perfil de Gustavo Gayer no X, o Checamos localizou o vídeo original, publicado em 22 de novembro de 2023. Na ocasião, o Senado havia aprovado a PEC 8/2021, que limita decisões monocráticas do STF e de outros tribunais superiores.
A proposta proíbe que ações individuais de juízes suspendam a eficácia de lei ou ato dos presidentes de outros Poderes. Mas ela não prevê que o Congresso revogue decisões da Corte.
Após a aprovação, o texto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para análise.
Em outubro de 2024, a CCJ aprovou a admissão da proposta. Entretanto, ela ainda precisa ser examinada por uma comissão especial, que pode modificá-la, para então ser votada pelo Plenário da Câmara.
PEC que permite anulação de ações do STF
Está em tramitação na Câmara a PEC 50/2023, que permite que o Congresso revogue decisões do STF consideradas inconstitucionais. Em novembro de 2023, o texto foi aprovado pela CCJ, mas ainda precisa passar por uma comissão especial antes de ser votado no Plenário da Câmara. Se aprovado, o projeto segue para o Senado.
O Checamos já verificou outra alegação relacionada à PEC 8/2021.