Vídeo mostra caminhão durante campanha solidária, não tráfico de crianças

Uma gravação de um caminhão da Coca-Cola parado ao lado de viaturas de polícia não mostra uma interceptação de tráfico ilegal de crianças nos Estados Unidos, ao contrário do que afirmam postagens compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais desde 17 de dezembro de 2024. A gravação foi feita durante uma campanha de arrecadação de brinquedos apoiada por uma associação policial do estado de Iowa, nos EUA. O departamento confirmou que não há nenhuma investigação criminal em curso sobre o tema.

“CAMINHÃO DA COCA-COLA CHEIO DE CRIANÇAS ‘TRAFICADAS’”, diz a mensagem sobreposta ao vídeo que circula no Facebook, no Instagram, no X e no Telegram

Conteúdo semelhante também é compartilhado em inglês, espanhol e francês.

Image
Captura de tela feita em 20 de dezembro de 2024 de uma publicação no X (.)

Algumas das publicações viralizadas começam com o vídeo de um homem afirmando que o caso teria ocorrido no estado de Illinois. 

No dia seguinte, o mesmo usuário — que possui uma conta no TikTok sob o nome FamousCooleyCarter — fez uma postagem dizendo que a alegação inicial sobre tráfico de crianças estava incorreta, mas que a polícia resgatou duas crianças no caminhão que foram abandonadas por uma mulher em Decatur, Illinois.

Porém, ambas as alegações de tráfico e abandono de crianças são falsas.

Em uma parte da filmagem, é possível ver a fachada de uma filial da fabricante de pneus norte-americana Firestone atrás do caminhão da Coca-Cola e dos carros da polícia.

Uma busca no Google pelas palavras-chave “Firestone” e “caminhão da Coca-Cola”, em inglês, levou a uma matéria de um jornal local sobre uma campanha de arrecadação de brinquedos realizada por uma associação policial em 14 de dezembro de 2024 em Davenport, Iowa. 

De acordo com o portal KWQC, o evento ocorreu no estacionamento do NorthPark Mall, próximo às lojas da Firestone e da JC Penney em Davenport, onde os moradores foram incentivados a doar presentes para crianças e famílias carentes.

Owen Farrell, assessor de imprensa do Departamento de Polícia de Davenport, confirmou que o vídeo foi gravado durante a campanha de arrecadação de brinquedos em Iowa, em 18 de dezembro de 2024. Ele também disse que não existe nenhuma investigação criminal sobre o tema e que as alegações de que a filmagem mostra uma ação de tráfico de menores ou crianças abandonadas são falsas. 

Farrell também disse que a campanha ocorre no mesmo estacionamento há 22 anos.

Na página oficial da polícia de Davenport no Facebook é possível ver fotos do evento, que mostram o caminhão da Coca-Cola —  de um distribuidor de bebidas local que patrocina a campanha —  e policiais presentes na ocasião.

Image
Captura de tela de uma publicação da polícia de Davenport no Facebook (.)

Uma imagem retirada do Google Maps, feita em  junho de 2021 perto da unidade da Firestone em Davenport, também mostra os mesmos prédios ao fundo, os postes de iluminação pública e a infraestrutura que aparece no vídeo viral:

Uma consulta ao boletim diário do Departamento de Polícia de Decatur, cidade de Illinois citada pelo homem que aparece em algumas das publicações virais, não mostra nenhuma ocorrência de prisão sobre crianças abandonadas ou em perigo entre 14 e 18 de dezembro de 2024.

A AFP entrou em contato com o Departamento de Polícia de Decatur, mas o órgão não quis se pronunciar.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco