Vídeo mostra marcha pelo Dia da Independência na Polônia em 2017, não um protesto contra migrantes

  • Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 17:07
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP México
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
Em outubro de 2024, o governo da Polônia anunciou uma nova estratégia migratória que, segundo organizações não governamentais, vulnerabiliza os direitos humanos de migrantes e refugiados. Nesse contexto, publicações que somam milhares de interações nas redes sociais desde 26 de novembro de 2024 compartilham um vídeo de manifestantes com sinalizadores com a alegação de que se trata de um protesto contra a migração no país. Mas a gravação foi feita em novembro de 2017, durante a celebração do Dia da Independência em Varsóvia.

“Protesto gigante na Polônia! 300.000 patriotas inundam as ruas, declarando que a Polônia é cristã. Eles estão enfrentando os mesmos problemas que Ocidente - pessoas rejeitando a migração em massa de muçulmanos. Para alguns países europeus, ‘Inês é Morta’”, diz uma das mensagens compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Telegram

O conteúdo também circula em inglês, espanhol, indonésio e croata.

Image
Captura de tela feita em 17 de dezembro de 2024 de uma publicação no X
(.)

Em 15 de outubro de 2024, a Polônia anunciou uma nova política migratória, idealizada pelo primeiro-ministro, Donald Tusk, que prevê a suspensão temporária do direito ao asilo. Segundo o governo polonês, a medida busca garantir a segurança no país, que considera os fluxos migratórios como uma ameaça.

Organizações não governamentais, como a Human Rights Watch e a Anistia Internacional, criticaram essa estratégia, ainda em processo de execução, pois ela poderia violar o direito de acesso ao asilo.

Na gravação, centenas de manifestantes estão reunidos com o que parecem ser sinalizadores em ruas rodeadas por prédios, enquanto é possível ouvir um hino tocando.

Contudo, apesar de grupos anti-imigrantes terem organizado manifestações em novembro de 2024 na Polônia, o vídeo viral não corresponde a um desses protestos.

Celebração de 2017

Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google conduziu à mesma gravação, publicada em novembro de 2017 por perfis no X e no YouTube.

As publicações indicam que as imagens correspondem a uma manifestação em Varsóvia, capital polonesa, pelo Dia da Independência, celebrado no país em 11 de novembro.

Uma pesquisa no Google Maps confirmou que a filmagem foi registrada em Varsóvia, especificamente na rotatória Roman Dmowski, no centro da cidade.

Uma nova busca no Google, dessa vez pelas palavras-chave, em inglês, “Polônia” e “Dia da Independência”, limitada a novembro de 2017, levou a um vídeo da Euronews de 11 de novembro de 2017. A reportagem exibe manifestantes com sinalizadores durante a marcha anual do Dia da Independência da Polônia, em 2017, na rotatória Roman Dmowski e em outras ruas de Varsóvia.

Ainda que grupos anti-imigrantes tenham participado do evento, também estiveram presentes manifestantes que buscavam a inclusão de grupos vulneráveis.

À época, a AFP documentou que ao menos 60 mil pessoas participaram do evento e que várias seguravam sinalizadores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco