Helicóptero “derrubado” na Maré é cenográfico, usado para filme da Disney e da Globo no Rio

  • Publicado em 9 de dezembro de 2024 às 22:00
  • Atualizado em 10 de dezembro de 2024 às 19:46
  • 6 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
“O Brasil é o país dos absurdos e supera Hollywood em todos os aspectos”, comentam usuários de redes sociais em um vídeo visualizado mais de 2,7 milhões de vezes desde 1º de dezembro de 2024 que supostamente mostraria um helicóptero da Polícia Civil derrubado por traficantes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Mas isso é falso: a aeronave compõe o set de filmagem do longa "Na Linha de Fogo", como informaram à AFP a Disney e a Globoplay, coprodutoras do filme, e a Polícia Civil do Rio.

“Helicóptero da polícia é derrubado na favela da maré”, diz uma das publicações que circulam com o vídeo no Instagram, no Facebook, no X, no Kwai e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 5 de dezembro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

No conteúdo viral, um homem mostra os detalhes de um helicóptero supostamente abatido por traficantes no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Na estrutura da aeronave, lê-se a inscrição “Polícia Civil”.

Filme "Na Linha de Fogo"

A partir desse dado, a AFP contatou a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que afirmou que a alegação viral é “falsa”: “Pelo que soubemos, (o helicóptero) seria de uma gravação de um filme da Globoplay, nossas aeronaves estão muito bem”, disse.  

Uma busca pelas palavras-chave “filme”, “Maré” e “Globoplay” no Google levou a uma matéria do g1, de 11 de novembro de 2024, sobre as gravações do longa-metragem “Na Linha de Fogo”, no Complexo da Maré.

O filme, que retrata a luta pelo controle territorial entre traficantes e forças policiais, é uma coprodução entre Globoplay, AfroReggae Audiovisual e Star Original Productions (selo da The Walt Disney Company). 

Uma consulta à conta do AfroReggae Audiovisual no Instagram mostra uma publicação sobre o trabalho no Complexo da Maré, com a hashtag “#NaLinhaDeFogo” na legenda do post. 

A Disney e a Globoplay confirmaram conjuntamente ao AFP Checamos a informação dada pela Polícia Civil, de que o helicóptero “faz parte do set de filmagens do novo filme nacional” e que “as imagens mostram a carcaça de uma aeronave que foi utilizada em cena”

“Os moradores da região foram avisados das filmagens que já estão acontecendo há um tempo”, afirmaram as companhias.

As empresas informaram ainda que a aeronave se encontra na comunidade da Nova Holanda, uma das 16 favelas do Complexo da Maré.

Equipamento de filmagem ao lado do helicóptero

Uma busca no TikTok por outros registros do helicóptero levou a uma publicação em que se vê a aeronave ao lado de equipamentos de filmagem. 

Image
Captura de tela feita em 6 de dezembro de 2024 de uma publicação no TikTok com detalhes assinalados pela AFP (.)

Já no Facebook, em 28 de novembro de 2024, um morador da região publicou uma série de fotos ao lado da aeronave, informando que ela estaria sendo usada para uma gravação. Nas imagens, vê-se o helicóptero também ao lado de equipamentos de filmagem. 

Image
Captura de tela feita em 10 de dezembro de 2024 de uma publicação no Facebook com detalhes assinalados pela AFP (.)

A Disney afirma que “Na Linha de Fogo”, previsto para ser lançado em 2026, será o primeiro de uma série de quatro filmes que a companhia fará em parceria com a Globoplay.  

Referências

Acrescenta outra imagem do helicóptero junto a equipamentos de filmagem.
10 de dezembro de 2024 Acrescenta outra imagem do helicóptero junto a equipamentos de filmagem.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco