Foto não é de Bashar al-Assad e família na Rússia em 2024, mas em Aleppo após terremoto de 2023
- Publicado em 10 de dezembro de 2024 às 21:45
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Últimas notícias: a primeira foto de Assad e sua esposa em Moscou foi divulgada”, afirmam usuários no Facebook. Conteúdo semelhante circula no Instagram, no Telegram e no X.
A alegação também foi compartilhada em árabe, francês e inglês, após uma ofensiva relâmpago de grupos rebeldes derrubar o presidente sírio, encerrando mais de meio século de domínio da família Assad sobre o país.
Com a entrada dos rebeldes em Damasco, Bashar al-Assad fugiu do país partindo para a Rússia, como informado inicialmente por agências de notícia locais e confirmado em 10 de dezembro pelo vice-ministro de Relações Exteriores russo, Serguei Ryabkov.
Mas a imagem viral não foi feita nesse contexto.
Visita a hospital na Síria, em 2023
Uma busca reversa no Google exibiu um vídeo publicado no YouTube na página Sham FM TV, veículo local, em 10 de fevereiro de 2023.
A sequência mostra o mesmo momento em que Assad anda por um corredor rodeado de pessoas e informa que o registro foi feito durante uma visita ao Hospital Universitário de Aleppo, cidade localizada no norte da Síria.
A gravação, de 1 minuto e 49 segundos de duração, mostra o mandatário deposto e a então primeira-dama, Asma al-Assad, entrando em quartos e cumprimentando pessoas em leitos hospitalares.
Na ocasião, o presidente sírio visitou os feridos por um terremoto que atingiu o norte do país no início de 2023. O serviço em árabe da AFP também registrou a visita de Assad:
O terremoto deixou quase 60 mil mortos na Síria e Turquia, que faz fronteira com o país e que também foi atingido pelo sismo.