Discurso de Simone Tebet a favor de impeachment é de 2016, e não sobre Lula em 2024
- Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 16:37
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Urgente: Simone Tebet deixa o governo e pede impeachment de Lula”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no TikTok, no X, no YouTube e no Kwai.
O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.
Na sequência viral, Simone Tebet discursa com uma bandeira do Brasil ao fundo. Ela diz: “Aqui também houve pedalada fiscal. Aqui também houve criação de decretos suplementares que não cumpriram a meta fiscal. (...) Maquiou-se por dois anos as contas públicas, fez-se a contabilidade criativa para esconder os desmandos com o dinheiro público, para maquiar e esconder o gasto excessivo além do limite”.
“E alguém pode me perguntar: o que tem tudo isso a ver com o processo de impeachment do Presidente da República? E eu respondo: tudo! Absolutamente tudo”, continua.
Ao longo da gravação, de cerca de sete minutos, Tebet estabelece sua opinião sobre a “gravidade da situação brasileira”, no que ela considera como “um dos mais difíceis, até perigosos e sensíveis, momentos da história” do país, citando impactos em programas sociais, como ProUni e Fies, uma “paralisia econômica”, com alta inflação, desemprego, taxas de juros e diminuição da renda, e uma crise das instituições. O conteúdo compartilhado nas publicações exibe diversos trechos recortados e repetidos do mesmo discurso.
Contudo, as declarações de Tebet não são atuais e nem ocorreram após a ministra ter supostamente deixado seu cargo no governo do presidente Lula.
Discurso de 2016
Uma busca reversa pela imagem da ministra no vídeo conduziu a uma publicação da TV Senado em seu canal no YouTube em 11 de maio de 2016. A apresentação completa tem duração de 12 minutos e 39 segundos, e é intitulada “Simone Tebet reafirma seu voto pela admissibilidade do processo de impeachment”.
Na descrição, é indicado que o discurso exibido foi realizado no plenário do Senado Federal no mesmo dia 11 de maio, quando discutia-se a destituição da então presidente Dilma Rousseff. A manifestação de Tebet também foi registrada na página de notícias do Senado Federal.
Aos 3:06 minutos, Tebet diz: “E alguém pode me perguntar: O que tem tudo isso a ver com o processo de impeachment da senhora Presidente da República?”. Já ao final do discurso, em 9:40, afirma: “Me sinto no dever constitucional de admitir o processo de impeachment contra a senhora Presidente da República”.
Outras referências à ex-presidente Dilma Rousseff, única mulher a ocupar o cargo na história do Brasil, também podem ser ouvidas em diferentes momentos da fala (1, 2, 3).
Na época, Simone Tebet era senadora do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) pelo Mato Grosso do Sul. Em dezembro de 2016, na ocasião do julgamento de Dilma Rousseff, a então senadora reiterou seu voto a favor do impeachment.
Também não há registros de que Simone Tebet tenha deixado o governo Lula. Até a data desta publicação, ela comanda o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).