Imagem de tanques nas ruas de Seul é de janeiro de 2024, e não após lei marcial

  • Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 20:48
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 3 de dezembro de 2024, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, decretou lei marcial no país, em uma medida que durou algumas horas antes de ser frustrada pelo Parlamento. Diante desse cenário, usuários começaram a compartilhar nas redes sociais uma imagem noturna de tanques nas ruas. Segundo as publicações, visualizadas milhares de vezes em diversos idiomas, o registro mostraria uma “patrulha” após o decreto que proibia atividades políticas no país. Mas a  imagem foi registrada em janeiro de 2024 durante um exercício militar no centro de Seul. 

“Forças militares sul-coreanas patrulham as ruas de Seul”, diz uma publicação com a foto no Telegram.

A imagem também circula com mensagens semelhantes no Instagram, no Facebook, no X e em outros idiomas, como espanhol, inglês, francês, alemão, chinês, malaio, birmanês e tailandês

Image
Captura de tela feita em 3 de dezembro de 2024 de uma publicação no Telegram (.)

O conteúdo começou a circular logo após o presidente sul-coreano decretar lei marcial alegando uma ameaça da Coreia do Norte e de “forças antiestatais”, proibindo, assim, todas as atividades políticas e colocando a mídia sob controle do Estado. 

A decisão foi revogada horas depois, quando o Partido Democrático opositor entrou no Parlamento e votou contra a imposição da lei. 

Quando o decreto ainda estava vigente, foi noticiado que o ministro da Defesa, Kim Yong-hyun, pediu o “fortalecimento” das Forças Armadas e colocou a pasta em modo de contingência. Também foram vistos aviões de guerra sobrevoando a cidade. 

Mas a imagem de tanques em uma rua de Seul não foi registrada em meio a esse cenário. 

Uma busca reversa no Google Lens levou a uma notícia do jornal coreano Seoul Shinmun, publicada em 27 de janeiro de 2024, ilustrada com a mesma imagem viral. 

A reportagem informa sobre um exercício militar com 12 veículos blindados e cerca de 40 militares, realizado na madrugada do dia 25 daquele mês. De acordo com o jornal, os veículos em treinamento atravessaram a ponte Dongjak e cruzaram o centro da cidade de Seul. 

As imagens que ilustram a notícia, incluindo a mesma das publicações virais, são creditadas à Agência de Informações de Defesa do país. O texto também inclui o link de um vídeo no YouTube do canal da agência, KFN News. 

Publicada em 25 de janeiro, a sequência reforça que os veículos estavam realizando um treinamento militar para “demonstrar sua determinação em defender firmemente a capital”. A partir de 59 segundos é possível visualizar a mesma cena vista na imagem viral.

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco