Vídeo de apresentadora da MSNBC chorando foi editado para incluir meme publicado por Musk
- Publicado em 28 de novembro de 2024 às 20:26
- 4 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“JORNALISTA CHORA AO SABER QUE ELON MUSK PODE COMPRAR EMISSORA ONDE TRABALHA”, lê-se na legenda sobreposta a um vídeo que circula no Instagram e no Threads.
Na sequência, também compartilhada no X, a apresentadora começa a dar uma notícia, mas para após se emocionar. Em determinado momento, ela pede para mostrar uma imagem e aparece uma postagem de Musk no X.
Em alguns dos conteúdos viralizados, junto à publicação é possível ler: “Elon Musk publica um meme perigoso”, em inglês.
O vídeo também circula em outros idiomas, como inglês e espanhol.
(.)
De fato, Musk publicou em 24 de novembro de 2024 o meme visto na sequência viral, que mostra uma ilustração do artista italiano Milo Manara com o logo da MSNBC e o escrito “não cair em tentação” em um personagem representando Musk e uma possível compra da emissora.
Em 20 de novembro a Comcast, controladora da MSNBC, anunciou a intenção de separar seus canais de TV a cabo em uma empresa independente de capital aberto.
Desde então, Donald Trump Jr., assim como Musk, compartilharam insinuações nas redes sociais sobre a possibilidade de comprar a rede.
Mas é falso que a apresentadora chorou devido ao meme publicado pelo bilionário.
Vídeo de 2018 foi editado
Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral no Google Lens levou à gravação original publicada em junho de 2018 pelo jornal The Guardian e arquivada pelo site Internet Archive.
Na sequência, a apresentadora Rachel Maddow começa a ler uma notícia de última hora sobre medidas migratórias do então governo do presidente Donald Trump, que separavam famílias na fronteira. Maddow se emociona e não consegue terminar de dar a informação.
Não há nenhuma inserção do meme compartilhado por Musk na gravação original, e a tarja da tela, na verdade, descreve: “AP: As crianças menores separadas de seus pais são enviadas para abrigos de idade ‘tenra’ no Texas”.
Outros veículos de comunicação (1, 2) também reportaram o episódio, identificando a gravação como o programa The Rachel Maddow Show, da emissora MSNBC.
À época, a apresentadora se pronunciou sobre o episódio em seu perfil do X e afirmou que no vídeo tentava informar que “funcionários do governo Trump estão enviando bebês e outras crianças pequenas, separados à força de seus pais, para pelo menos três abrigos para ‘idade tenra’ no sul do Texas”.
Ugh, I'm sorry.
— Rachel Maddow MSNBC (@maddow) June 20, 2018
If nothing else, it is my job to actually be able to speak while I'm on TV.
What I was trying to do -- when I suddenly couldn't say/do anything -- was read this lede:
1/6
A notícia que Maddow reproduziu foi publicada primeiramente pela agência norte-americana Associated Press (AP).
Em algumas publicações com a sequência viralizada, é possível identificar a marca d’água com o escrito “@ALX” no canto superior direito. Uma busca no X por esse usuário levou à origem do vídeo editado, publicado em resposta ao meme compartilhado por Musk.
Nos comentários, o usuário informa se tratar de um meme e que ele foi criado “às 3h40 da manhã, menos de uma hora depois da publicação de Elon”.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.
Referências
- Publicação de Elon Musk no X
- Vídeo completo publicado pelo jornal The Guardian em 2018
- Vídeo completo arquivado no Internet Archive
- Notícias sobre Rachel Maddow em junho de 2018 (1, 2)
- Publicação de Rachel Maddow em 2018
- Notícia da AP