Vídeo de apresentadora da MSNBC chorando foi editado para incluir meme publicado por Musk

Desde o fim de novembro de 2024, usuários compartilham nas redes sociais um vídeo com mais de 400 mil interações que mostra a apresentadora da MSNBC Rachel Maddow chorando ao vivo, supostamente devido à possibilidade de o bilionário Elon Musk comprar a emissora na qual trabalha. Mas a sequência foi editada. Na versão original de 2018, Maddow reagia a uma notícia sobre as políticas migratórias implementadas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que separavam famílias na fronteira do Texas com o México. 

“JORNALISTA CHORA AO SABER QUE ELON MUSK PODE COMPRAR EMISSORA ONDE TRABALHA”, lê-se na legenda sobreposta a um vídeo que circula no Instagram e no Threads

Na sequência, também compartilhada no X, a apresentadora começa a dar uma notícia, mas para após se emocionar. Em determinado momento, ela pede para mostrar uma imagem e aparece uma postagem de Musk no X. 

Em alguns dos conteúdos viralizados, junto à publicação é possível ler: “Elon Musk publica um meme perigoso”, em inglês. 

O vídeo também circula em outros idiomas, como inglês e espanhol

Image
Captura de tela feita em 27 de novembro de 2024 de uma publicação do Instagram
(.)

De fato, Musk publicou em 24 de novembro de 2024 o meme visto na sequência viral, que mostra uma ilustração do artista italiano Milo Manara com o logo da MSNBC e o escrito “não cair em tentação” em um personagem representando Musk e uma possível compra da emissora.

Em 20 de novembro a Comcast, controladora da MSNBC, anunciou a intenção de separar seus canais de TV a cabo em uma empresa independente de capital aberto. 

Desde então, Donald Trump Jr., assim como Musk, compartilharam insinuações nas redes sociais sobre a possibilidade de comprar a rede.

Mas é falso que a apresentadora chorou devido ao meme publicado pelo bilionário. 

Vídeo de 2018 foi editado 

Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral no Google Lens levou à gravação original publicada em junho de 2018 pelo jornal The Guardian e arquivada pelo site Internet Archive. 

Na sequência, a apresentadora Rachel Maddow começa a ler uma notícia de última hora sobre medidas migratórias do então governo do presidente Donald Trump, que separavam famílias na fronteira. Maddow se emociona e não consegue terminar de dar a informação. 

Não há nenhuma inserção do meme compartilhado por Musk na gravação original, e a tarja da tela, na verdade, descreve: “AP: As crianças menores separadas de seus pais são enviadas para abrigos de idade ‘tenra’ no Texas”.

Outros veículos de comunicação (1, 2) também reportaram o episódio, identificando a gravação como o programa The Rachel Maddow Show, da emissora MSNBC.

À época, a apresentadora se pronunciou sobre o episódio em seu perfil do X e afirmou que no vídeo tentava informar que “funcionários do governo Trump estão enviando bebês e outras crianças pequenas, separados à força de seus pais, para pelo menos três abrigos para ‘idade tenra’ no sul do Texas”

A notícia que Maddow reproduziu foi publicada primeiramente pela agência norte-americana Associated Press (AP). 

Em algumas publicações com a sequência viralizada, é possível identificar a marca d’água com o escrito “@ALX” no canto superior direito. Uma busca no X por esse usuário levou à origem do vídeo editado, publicado em resposta ao meme compartilhado por Musk. 

Nos comentários, o usuário informa se tratar de um meme e que ele foi criado “às 3h40 da manhã, menos de uma hora depois da publicação de Elon”

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco