Vídeo de crítica de Michel Temer a Fernando Haddad foi publicado em 2018, e não em 2024
- Publicado em 19 de novembro de 2024 às 20:52
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“ex-presidente Michel temer aconselho ao ministro da fazenda Fernando Haddad”, diz uma das publicações que compartilham a sequência no Facebook, no Kwai, no X, no TikTok e no YouTube.
Na gravação, Michel Temer diz responder a comentários feitos por Haddad “e seus companheiros” o chamando de golpista, pedindo para que o político leia a Constituição Federal, já que estaria “inventando coisas da sua própria cabeça”.
O material circula em meio ao iminente anúncio de um pacote de corte de gastos do governo federal, que tem sido criticado por parte da oposição. As medidas de ajuste fiscal pretendem reduzir investimentos em ministérios e têm impacto estimado de R$ 70 bilhões nas contas públicas nos primeiros dois anos.
Em entrevista à CNBC Brasil, o ministro Haddad afirmou que o pacote está pronto e está aguardando apenas o aval do Ministério da Defesa para ser anunciado após a cúpula do G20, que ocorre no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.
Mas o vídeo compartilhado nas redes não foi feito nesse contexto.
Vídeo feito por Temer em 2018
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo levou à sequência original, publicada na conta oficial de Temer no X, à época Twitter, em 6 de setembro de 2018.
Na ocasião, Michel Temer era presidente e Haddad candidato à Presidência pelo PT, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Lula por considerá-lo inelegível, com base em condenações posteriormente anuladas.
Durante a campanha de 2018, Haddad efetivamente associou Temer a um golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff em diferentes ocasiões (1, 2).
Na gravação, Temer ainda negou que a reforma trabalhista aprovada em seu governo tenha retirado direitos dos trabalhadores.
A resposta de Temer a Haddad também foi reportada nesse período nos meios de comunicação (1, 2).
O mesmo vídeo já havia circulado fora de contexto e foi checado pela AFP em 2023.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.
Referências
- Publicação de Michel Temer no X em setembro de 2018
- Matérias sobre a resposta de Temer a Haddad em 2018 (1, 2)
- Publicações de Fernando Haddad no X em 2018 (1, 2)