Projeto que propõe redução da jornada de trabalho continua em tramitação em novembro de 2024
- Publicado em 18 de novembro de 2024 às 20:04
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Parabéns Lula você conseguiu agora é lei. Patrões agora terá que cumprir lei e trabalhadores ter mais sucego”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Kwai, no Instagram e no Facebook.
Na sequência, é possível ver uma apresentadora dizendo: “A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou hoje o projeto de lei que estabelece a redução da jornada de trabalho sem diminuição do salário”. Em seguida, entra o áudio de um repórter explicando que “o texto, que tramitava em caráter terminativo, não precisa passar pelo plenário”.
O conteúdo começou a circular em meio à discussão sobre uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da jornada de trabalho, abolindo a escala 6x1 - uma folga a cada seis dias de trabalho.
Contudo, o projeto de lei citado na reportagem não está em vigor.
Por meio de uma busca pelos termos “Lei” e “Redução da jornada de trabalho”, o Checamos localizou o vídeo original publicado no canal da Record News no YouTube em 12 de dezembro de 2023.
No áudio completo, o repórter explica que o Projeto de Lei n° 1105/23 ainda precisava passar pelo plenário da Câmara para entrar em vigor. “O texto, que tramitava em caráter terminativo, não precisa passar pelo plenário do Senado e vai direto para a Câmara dos Deputados. Se aprovado, segue para a sanção do presidente Lula”, diz.
A proposta prevê a possibilidade da redução da jornada de trabalho diária ou semanal sem impacto no salário, desde que o acordo seja feito de forma coletiva.
O texto deveria seguir para a Câmara, entretanto, em fevereiro de 2024, foi aprovado um requerimento para que o projeto fosse analisado também pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Desde então, a proposta segue em análise na CAE e não há data para votação do texto.