“Truque de Mestre 2” não cita o presidente Lula como ladrão; nome é de personagem do filme
- Publicado em 20 de setembro de 2024 às 23:08
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"No Filme Truque de Mestre 2, Lula aparece como um dos maiores ladrões do Mundo. Só conferir na minutagem 40:38", afirma um dos usuários que compartilham o trecho da produção no Facebook, no TikTok, no Instagram, no Threads, no Youtube e no X*.
Boa parte dos conteúdos virais replica um vídeo publicado originalmente no Instagram por um influenciador que grava a cena do filme e diz: “Esse ator, Mark Ruffalo, vai entrar na sala agora para ver as pastas dos maiores ladrões do mundo”. Em seguida, pergunta em tom satírico: “Você viu o que apareceu ali?”.
Um vídeo diferente, da mesma cena do filme, já havia circulado em julho deste ano. “O Brasil é uma piada mesmo”, comentava o usuário.
Lula May é uma personagem
No entanto, diferentemente do que sugerem as publicações que circulam nas redes, o presidente do Brasil não é citado no longa dirigido por Jon M. Chu e lançado em 2016.
No filme, um grupo de ilusionistas, identificados como “os cavaleiros”, foge do FBI, enquanto tenta desmascarar um jovem gênio da informática, cujo novo lançamento coleta dados pessoais dos usuários.
O Checamos assistiu ao filme e confirmou que a cena citada nas publicações virais aparece aos 40 minutos e 38 segundos, quando o personagem Dylan Rhodes, um agente do FBI interpretado por Mark Ruffalo, visita o ex-mágico Thaddeus Bradley (Morgan Freeman) na prisão. Dentro da cela, Rhodes encontra arquivos com nomes de integrantes de um grupo de ilusionistas criminosos dos Estados Unidos, onde“Lula”, seguido de um ponto de interrogação, também aparece.
O nome que aparece na etiqueta da pasta do longa se refere a Lula May, interpretada pela atriz norte-americana Lizzy Caplan, que integra o grupo de ilusionistas apenas no segundo filme da sequência, substituindo outra personagem que esteve no primeiro.
Na trama, o sinal de interrogação ao lado do nome de Lula May foi adicionado por conta da falta de informação sobre a personagem, devido à entrada recente dela no grupo.
Os outros nomes que aparecem nas pastas também são de personagens do filme, como Daniel Atlas, interpretado por Jesse Eisenberg, Merritt McKinney (Woody Harrelson) e Jack Wilder (Dave Franco). O próprio nome de Dylan Rhodes, personagem de Ruffalo, aparece em uma das etiquetas, pela dupla identidade que o ator assume no longa-metragem.
Em entrevista ao canal FilmIsNow Movie Bloopers & Extras de 2016, Caplan apresenta a personagem e contextualiza a sua participação no filme.
Ao assistir o filme na plataforma de streaming Netflix em setembro de 2024, o Checamos identificou que o nome da personagem foi substituído por “Lola” na dublagem em português, mas que ela continua sendo identificada como "Lula" na legenda do filme, conforme o áudio original.
* As publicações do X foram acessadas por integrantes da AFP localizados fora do Brasil devido à suspensão da plataforma no país