Vídeo que supostamente mostra burro com camiseta do PT em cartaz na Times Square é montagem
- Publicado em 16 de setembro de 2024 às 20:43
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Painel fixado em um dos prédios de propriedade do multimilionário, Elon Musk, em Nova York. Um burro, com a camisa do PT, sentado numa abóbora, pensando numa picanha. O Brasil virou piada global com o ladrão”, lê-se na legenda que acompanha o conteúdo no Instagram, no Threads, no Facebook, no YouTube, no TikTok, no Kwai e no X*.
O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.
(.)
A sequência viral mostra um outdoor com a ilustração de um burro, cabisbaixo e vestindo uma camiseta vermelha com a inscrição “PT”, em referência ao Partido dos Trabalhadores. As publicações alegam que o cartaz estaria sendo exibido “em Nova York”, no que parece ser a Times Square, ponto turístico da cidade famoso por seus painéis de led com propagandas.
Uma busca pela publicação no Kwai mostrou que o conteúdo circula desde pelo menos abril de 2024, mas voltou a ganhar força nas redes sociais em setembro após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a suspensão no Brasil da rede social X, do empresário Elon Musk.
A decisão foi baseada no descumprimento de medidas judiciais da empresa, que não apresentou um representante legal no país dentro do prazo determinado. Nesse contexto, Musk chegou a publicar uma imagem de Moraes como um vilão dos filmes Star Wars e provocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mas não é verdade que tenha projetado a imagem que convenceu muitos nas redes sociais. “Vergonhoso, mas necessário!”, comentou uma internauta em uma publicação com o vídeo no Instagram.
Montagem
As peças de desinformação são compartilhadas com uma marca d’água com o nome de usuário “@pedacobrasil” do TikTok. Uma consulta na conta identificou o mesmo vídeo viral publicado em 30 de março de 2024.
A biografia indica se tratar de um perfil que faz “política com humor e música”. A conta compartilha diversas animações geradas por inteligência artificial com imagens que fazem referência ao presidente Lula e o mesmo personagem que aparece na sequência viral para fazer críticas ao atual governo.
No canto superior direito da sequência viralizada também é possível observar uma marca d’água do CapCut, aplicativo de edição de vídeos.
Uma busca com o termo “Times Square” na sessão de “modelos” do aplicativo permitiu identificar um molde para uma montagem igual à vista nas peças de desinformação, chamado “Time square meme”.
O modelo permite que usuários adicionem, através do recurso “tela verde”, vídeos e fotos em um outdoor do famoso ponto turístico de Nova York.
(.)
Esse conteúdo também foi verificado pelo UOL Confere e Estadão Verifica.
As publicações do X foram acessadas por integrantes da AFP localizados fora do Brasil devido à suspensão da plataforma no país.