Vídeo em que veículo despeja líquido inflamável é de queima controlada nos EUA, não incêndio no Brasil

  • Publicado em 17 de setembro de 2024 às 23:11
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Cerca de 60% da área total do Brasil corre risco de incêndios florestais neste mês de setembro, em um quadro grave relacionado a condições climáticas e ações humanas. Nesse contexto, usuários de redes sociais visualizaram mais de 400 mil vezes um vídeo que supostamente mostra uma pessoa iniciando um incêndio criminoso —  evidência, segundo as publicações, de que as queimadas estariam sendo articuladas pelo governo. Mas a gravação mostra uma queima controlada nos Estados Unidos. A técnica, também permitida no Brasil, pode ser utilizada para prevenir incêndios florestais.

“Olhem o boné do motorista. Isso está sendo feito a mando de quem?”, dizem publicações que compartilham um vídeo no Facebook e no Instagram. Conteúdo semelhante também circula no TikTok, no Kwai e no X*. 

Na gravação, de cerca de 40 segundos, uma pessoa dirige um veículo motorizado que derrama um líquido inflamável no chão, ateando fogo próximo a uma vegetação. O motorista utiliza um boné vermelho, elemento que é destacado pelas publicações em uma tentativa de associar a ação a movimentos de esquerda no Brasil. 

“Este é o pessoal do Ibama, aliado às ONGs incendiando a Amazônia, dia e noite, sem parar sob o comando do Ministério do Meio Ambiente, da Marina Silva e do Lula presidiário!”, alega uma das postagens. 

Image
Captura de tela feita em 13 de setembro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

O conteúdo circula em meio a uma série de incêndios que atinge várias regiões do Brasil, da Amazônia até o sul. Embora sejam favorecidos por uma seca histórica, que  especialistas atribuem em parte às mudanças climáticas, a maioria dos incêndios tem origem criminosa, segundo autoridades.

Em entrevista à EBC em 17 de setembro de 2024, a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, informou que uma área de quase 5 milhões de quilômetros quadrados, ou 60% do território brasileiro, corre o risco de pegar fogo. 

Mas o vídeo compartilhado nas redes não foi gravado nesse contexto. 

Uma busca reversa por um trecho da gravação utilizando a ferramenta Google Lens exibiu uma publicação no X*, de 30 de março de 2024, afirmando que o vídeo foi feito nos Estados Unidos e mostra bombeiros florestais usando uma técnica de “corta-fogo” para administrar incêndios.

Uma nova pesquisa reversa pela imagem exibiu um vídeo publicado em 2 de março de 2024 na página CFM Fire Managers, empresa norte-americana especializada em serviços de gerenciamento de terras, incluindo diferentes tipos de queima controlada.

A legenda da postagem diz: “Incendiamos esta área de 112 acres de pinheiros loblolly pré-comercial à noite para reduzir a queima e diminuir a possibilidade de mortalidade das árvores”

Image
Captura de tela feita em 17 de setembro de 2024 do vídeo publicado na página CFM Fire Managers (.)

Em 17 de setembro de 2024, John Ryals, especialista em queimas prescritas na CFM Fire Managers, explicou ao Checamos por e-mail que ele é o autor da gravação, feita no condado de Baldwin, no Alabama, em março deste ano.

De acordo com ele, o vídeo retrata uma queima controlada autorizada, uma “prática comum no sudeste dos Estados Unidos para controle de madeira de lei e redução de combustível perigoso”.

No Brasil, a técnica de queima controlada é autorizada pelo Código Florestal e pode ser aplicada para prevenir incêndios florestais, quando uma faixa de vegetação previamente definida é queimada a fim de impedir a propagação de chamas.

Esse tipo de técnica é frequentemente alvo de desinformação. Em uma verificação sobre conteúdo semelhante, o Comando de Policiamento Ambiental do estado de São Paulo explicou à AFP como o fogo pode ajudar a combater incêndios preexistentes:

“O fogo queima a vegetação que seria combustível para o incêndio, eliminando-a. Quando o fogo criado encontra o incêndio já existente, por não haver mais vegetação que sirva como combustível no solo, ambos perdem força e se apagam. Posteriormente, o solo é resfriado para apagar as chamas mais próximas e que porventura ainda existam”

Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos e Comprova.

* As publicações do X foram acessadas por integrantes da AFP localizados fora do Brasil devido à suspensão da plataforma no país.

Referências

 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco