Mulher que faz ataques a Alexandre de Moraes volta a ser confundida com Marília Gabriela

  • Publicado em 3 de setembro de 2024 às 21:19
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma sequência de uma pessoa dirigindo ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é vinculada falsamente nas redes sociais à jornalista Marília Gabriela. O registro circula associado à apresentadora desde 2 de agosto de 2024 com mais de 2 mil reproduções. A protagonista da gravação, no entanto, não é a jornalista, mas a criadora de conteúdo Regina Velloso, que já foi confundida com Marília Gabriela anteriormente. 

“Alexandre de Moraes, sua hora chegou em todo tempo sabíamos que a justiça chegaria, pois Deus não dorme (...). A justiça está apenas dando sinais de que vai acontecer”, diz a mulher no registro que circula no Facebook, no Instagram, no Threads e no Kwai

Image
Captura de tela feita em 2 de setembro de 2024 de uma publicação no Threads (.)

O conteúdo, no entanto, não é de autoria da jornalista Marília Gabriela, mas da criadora de conteúdo Regina Velloso. 

Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral no Google levou a publicações sobre ocasiões anteriores em que a mulher foi confundida com a jornalista (1, 2). Em seguida, o Checamos buscou o conteúdo viral na conta de Velloso no Instagram e identificou uma publicação feita em 14 de agosto de 2024.

A postagem foi feita um dia após a Folha de S.Paulo revelar trocas de mensagens entre o ministro do STF Alexandre de Moraes, na época em que esteve à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e seus auxiliares do STF e da Corte eleitoral. De acordo com o jornal, as conversas representariam “um fluxo fora do rito envolvendo os dois tribunais” no âmbito da investigação 4.781, conhecida como “inquérito das fake news”.

A partir desse inquérito, iniciado em 2019, contas de diversas pessoas suspeitas de difundir desinformação e de apoiar atos antidemocráticos foram bloqueadas e desmonetizadas.

Uma busca pela sequência viral nas contas de Marília Gabriela nas redes sociais (1, 2, 3) não trouxe resultados. 

Velloso já foi associada à jornalista em outras publicações verificadas anteriormente pelo AFP Checamos (1, 2, 3).

Este conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco