Marília Gabriela não é a mulher que gravou vídeo sobre a concessão da Jovem Pan

  • Publicado em 11 de agosto de 2023 às 21:18
  • 1 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Marília Gabriela não gravou um vídeo dizendo que as mídias estão sendo “canceladas”, mas em publicações com mais de 2 mil compartilhamentos nas redes sociais, usuários associam a usuária vista nas imagens à jornalista. Na verdade, a sequência foi gravada e publicada por Regina Velloso, que se apresenta como “mentora” nas redes sociais.

“Marília Gabriela diz tudo!”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo compartilhado no Facebook, no LinkedIn e no X (antes Twitter).

Na sequência, uma mulher loira diz: “A Jovem Pan está a um passo de perder sua concessão. As mídias sendo canceladas e a comunicação, que é a nossa fonte de estarmos informadas dos acontecimentos, vão sendo tomadas dos brasileiros”.

O vídeo começou a circular depois que o Ministério Público Federal (MPF) pediu o cancelamento da concessão da rádio Jovem Pan por veiculação de “conteúdos falsos e falas frequentes em ataque ao processo eleitoral e às instituições”.

Image
Captura de tela feita em 10 de agosto de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

Contudo, a mulher do vídeo viral não é a jornalista Marília Gabriela, e sim uma usuária chamada Regina Velloso, que se apresenta como “mentora e líder” nas redes sociais.

O vídeo original foi localizado no perfil do Kwai da usuária, “Regina velloso$”, em uma publicação de 29 de junho de 2023, que atualmente está indisponível.

A sequência não foi encontrada no perfil de Marília Gabriela.

A mesma mulher já foi associada à jornalista em outros conteúdos verificados pelo AFP Checamos (1, 2).

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco