Vídeo mostra deputado português chamando Lula de “bandido” em 2023, não presidente de Portugal

  • Publicado em 24 de junho de 2024 às 21:32
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi chamado de “bandido” pelo “novo presidente de Portugal”, como afirmam usuários nas redes sociais. Publicações com essa alegação somam mais de 34 mil interações desde 17 de junho de 2024 e são acompanhadas por uma gravação que afirmam ser atual. Mas a declaração foi dada por um deputado em janeiro de 2023 durante um discurso na 5ª Convenção Nacional do partido português Chega.

“*Que beleza! Ontem encerramento da convenção em Portugal, LULA foi citado como um exemplo de que ‘BANDIDO É BANDIDO’. O novo presidente de Portugal chamou Lula de Bandido!!! Isto a imprensa não noticia, mas nós temos as redes sociais para mostrar”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no X, no TikTok, no Kwai, no Telegram e no Instagram.

Image
Captura de tela feita em 24 de junho de 2024 de uma publicação no X (.)

Na gravação, uma pessoa aparece fazendo um discurso e em determinado momento diz: “É aquela esquerda bafienta que há anos nos quer enclausurar e fechar neste mundo paranoico em que um homem não é um homem e uma mulher não é uma mulher (...) ou até que um bandido não é um bandido.. E nós não temos medo de dizer que Lula da Silva é um bandido”.

O conteúdo circula após o presidente Lula ter participado da Cúpula do G7 neste mês de junho, na Itália.

Mas a gravação viral não é atual e quem chama Lula de “bandido” no vídeo não é Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, e sim um deputado do país.

Uma mensagem atual do novo presidente português?

Uma análise do vídeo permitiu observar no canto superior direito que o discurso foi feito durante a 5ª Convenção Nacional do partido político português Chega. No seu site oficial, o Chega se define como um “partido nacional, conservador, liberal e personalista”.

Uma busca pelas palavras-chave no YouTube “Chega” e “5ª Convenção Nacional” levou ao vídeo original, publicado em 27 de janeiro de 2023. Nele, a partir de 54:57 é possível ver o mesmo trecho que acompanha as publicações virais e, aos 55:45, a parte em que Lula é chamado de “bandido” pelo homem que discursava.

No entanto, a pessoa que faz o ataque a Lula não é o presidente de Portugal, mas o deputado André Ventura, líder do partido Chega. Nos comentários em uma das publicações, uma usuária, que diz ser portuguesa, chegou a desmentir a alegação.

Uma consulta ao site do Parlamento português por esse nome permitiu confirmar a informação, também corroborada na seção “Mensagem do Presidente” no site do Chega. 

No canal do partido no YouTube, o deputado também aparece em inúmeras publicações (1, 2).

O presidente de Portugal, por sua vez, é Marcelo Rebelo de Sousa, que em 2016 foi eleito pela primeira vez para o cargo. Em 2021, ele foi reeleito após uma votação em que concorreu contra o líder do Chega, que ficou na terceira posição.

O mandatário português mantém uma boa relação com Lula (1, 2) e, de acordo com informações do Palácio do Planalto, os dois tiveram um compromisso de agenda recente.

O AFP Checamos já verificou uma alegação anterior que utilizou o mesmo vídeo com a crítica do deputado português à Lula.

Conteúdo semelhante foi checado pela Reuters.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco