Vídeo de jovens com guarda-chuvas e vassouras foi editado para simular “trollagem” a programa de TV

  • Publicado em 24 de junho de 2024 às 19:39
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O apresentador Tino Júnior, da RecordTV, não foi enganado ao vivo por moradores da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, que fingiam carregar armas, como alegam publicações com mais de 300 mil visualizações nas redes sociais desde 20 de junho de 2024. Na verdade, as imagens virais foram sobrepostas às de um programa que exibia filmagens de moradores e traficantes no Complexo da Maré, na zona norte da cidade.

Os cara trollaram o programa de tv ao vivo !! Até cabo de vassoura e guarda chuva como arma os caras fizeram”, diz a legenda de um vídeo que circula no Facebook, no Instagram, no X e no Kwai.

Algumas postagens alegam também que Tino Júnior, apresentador do Balanço Geral RJ, teria sido enganado por moradores da Cidade de Deus.

Na sequência de 34 segundos, é possível ver homens segurando objetos como se fossem armas, enquanto o apresentador diz: “São imagens que você não vê em lugar nenhum. Só aqui na Record TV, só aqui no Balanço Geral. Esse é o nosso trabalho, é mostrar o Rio de Janeiro ao vivo, como ninguém mostra”.

Image
Captura de tela feita em 20 de junho de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

Contudo, o vídeo foi manipulado.

As publicações contêm uma marca d’água com os dizeres “Reels Favela”. Uma pesquisa por esse perfil no Instagram permitiu encontrar na conta o vídeo completo, em uma publicação datada de 19 de junho. Nele, Tino aparece diante de uma tela e é possível ver o recorte da montagem e a mão do apresentador sumindo atrás da imagem.

Image
Captura de tela feita em 21 de junho de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

Após a viralização das cenas, o apresentador esclareceu durante o programa do dia 20 de junho que as imagens eram uma montagem e exibiu o vídeo original do programa, que foi ao ar em 6 de fevereiro de 2023.

Na época, o programa exibiu imagens da rotina de moradores e traficantes do Parque União, no Complexo da Maré.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco