Vídeo é recortado para omitir abraço de Lula e Giorgia Meloni, premiê da Itália, no G7
- Publicado em 18 de junho de 2024 às 21:49
- Atualizado em 19 de junho de 2024 às 23:29
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Primeira ministra da Itália, Giorgia Meloni, se recusa a abraçar o presidente comunista Lule”, lê-se na legenda sobreposta a um vídeo no TikTok. Mensagens semelhantes também circulam no Facebook, no Kwai, no Instagram e no X.
Algumas publicações comparam a gravação com o cumprimento da premiê e do presidente argentino, Javier Milei, no mesmo evento. “Perceberam a diferença?”, escreveu o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL), no Instagram.
O conteúdo também circula em outros idiomas, como espanhol, inglês e francês.
A sequência viral mostra Lula estendendo o braço para Meloni, que segura a sua mão. A cena também foi repercutida e ironizada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
Mas as publicações enganam ao alegar que Meloni se recusou a abraçar o mandatário brasileiro.
Uma consulta no Google com as palavras-chave “Lula”, “Meloni” e “G7” levou a um vídeo publicado pelo site de notícias Poder360 no YouTube com o título “Lula cumprimenta Giorgia Meloni, premiê da Itália, antes de reunião do G7”.
O vídeo mostra o mesmo cenário da sequência viral e exibe o momento em que Lula caminha até a premiê, a cumprimenta com um aperto de mão e, em seguida, um abraço. Depois, eles posam para fotos e vê-se a cena de segundos que é compartilhada nas publicações virais.
O momento aconteceu antes da cerimônia de boas-vindas aos convidados da cúpula do G7, que contou com a participação de Lula. A anfitriã do evento foi a primeira-ministra italiana, que recebeu os líderes convidados em Borgo Egnazia, no sul da Itália.
A mesma consulta levou a uma publicação do perfil oficial do governo federal no TikTok que compartilha momentos do mandatário brasileiro no G7, inclusive a cena do abraço com a premiê italiana.
O momento também foi registrado em uma transmissão ao vivo feita no canal da Presidência do Brasil no YouTube.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.