Vídeo é recortado para omitir abraço de Lula e Giorgia Meloni, premiê da Itália, no G7

  • Publicado em 18 de junho de 2024 às 21:49
  • Atualizado em 19 de junho de 2024 às 23:29
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente no encontro anual da cúpula do G7, realizado entre os dias 13 e 15 de junho de 2024. Desde então, um vídeo com mais de 680 mil visualizações é compartilhado como se mostrasse a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se recusando a abraçar o mandatário brasileiro. Mas as publicações compartilham um recorte do encontro entre os líderes, omitindo que eles se abraçaram momentos antes.  

“Primeira ministra da Itália, Giorgia Meloni, se recusa a abraçar o presidente comunista Lule”, lê-se na legenda sobreposta a um vídeo no TikTok. Mensagens semelhantes também circulam no Facebook, no Kwai, no Instagram e no X.  

Algumas publicações comparam a gravação com o cumprimento da premiê e do presidente argentino, Javier Milei, no mesmo evento. “Perceberam a diferença?”, escreveu o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL), no Instagram.  

O conteúdo também circula em outros idiomas, como espanhol, inglês e francês.  

Image
Captura de tela feita em 17 de junho de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

A sequência viral mostra Lula estendendo o braço para Meloni, que segura a sua mão. A cena também foi repercutida e ironizada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).

Mas as publicações enganam ao alegar que Meloni se recusou a abraçar o mandatário brasileiro. 

Uma consulta no Google com as palavras-chave “Lula”, “Meloni” e “G7” levou a um  vídeo publicado pelo site de notícias Poder360 no YouTube com o título “Lula cumprimenta Giorgia Meloni, premiê da Itália, antes de reunião do G7”.  

O vídeo mostra  o mesmo cenário da sequência viral e exibe o momento em que Lula caminha até a premiê, a cumprimenta com um aperto de mão e, em seguida, um abraço. Depois, eles posam para fotos e vê-se a cena de segundos que é compartilhada nas publicações virais. 

O momento aconteceu antes da cerimônia de boas-vindas aos convidados da cúpula do G7, que contou com a participação de Lula. A anfitriã do evento foi a primeira-ministra italiana, que recebeu os líderes convidados em Borgo Egnazia, no sul da Itália. 

A mesma consulta levou a uma publicação do perfil oficial do governo federal no TikTok que compartilha momentos do mandatário brasileiro no G7, inclusive a cena do abraço com a premiê italiana. 

O momento também foi registrado em uma transmissão ao vivo feita no canal da Presidência do Brasil no YouTube. 

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco