Vídeo de manifestação de 25 de fevereiro na Avenida Paulista circula como se fosse de 9 de junho

  • Publicado em 10 de junho de 2024 às 23:00
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A gravação de manifestantes carregando bandeiras do Brasil e de Israel na Avenida Paulista, em São Paulo, corresponde a um ato realizado em 25 de fevereiro de 2024, e não no último 9 de junho. Usuários compartilharam mais de 5 mil vezes o registro, sugerindo que mostraria 2 milhões de pessoas na manifestação que foi realizada na capital paulista em 9 de junho de 2024. Mas, além de o registro ser de fevereiro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo estimou, à época, que esse protesto reuniu 600 mil pessoas, e não 2 milhões.

“Somos 2 milhões na Av Paulista pedindo Fora Lula e Fora Alexandre de Moraes assassino”, diz uma das publicações compartilhadas no X. O conteúdo também circula no Facebook e no Instagram.

Image
Captura de tela feita em 10 de junho de 2024 de uma publicação no X (.)

As publicações circulam após apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) terem se reunido na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo, 9 de junho.

Dentre as pautas, estavam o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Segundo a imprensa, o ato não contou com a presença do ex-mandatário (1, 2, 3).

No vídeo viral, é possível ver bandeiras do Brasil e de Israel tremulando entre a multidão presente na Avenida Paulista. 

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo, usando a ferramenta InVid We Verify*, levou à mesma sequência publicada em 25 de fevereiro de 2024 no X, em uma publicação que agradecia, em inglês, o apoio do povo brasileiro a Israel.

Nessa data, a Avenida Paulista também foi palco de uma manifestação, convocada pelo próprio Jair Bolsonaro. Diferentemente do protesto de 9 de junho, o ex-presidente estava presente no local. Imagens registradas pela AFP à época também mostram as bandeiras de Israel vistas no vídeo viralizado:

Imagens reunidas em um vídeo publicado pelo Poder360 da manifestação de 25 de fevereiro mostram, ainda, a mesma música de fundo ouvida no vídeo que circula em junho.

Além disso, em determinado momento do registro viral é possível ver o prédio do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), com a fachada em vermelho. Porém, desde abril de 2024, o edifício passa por um processo de restauração que retirou a tradicional cor dos pilares.

No fim de semana de 9 de junho, os pilares voltaram a ser pintados com a cor característica, porém a fachada do edifício ainda não foi totalmente restaurada à condição mostrada no vídeo viralizado.

No Google Maps, inclusive, há uma fotografia de junho de 2024 do Masp, que retrata justamente a manifestação do dia 9. Nela, é possível ver que os pilares do edifício ainda estão sendo restaurados:

Image
Comparação feita em 10 de junho de 2024 entre uma publicação compartilhada no X (E) e uma fotografia de junho de 2024 do Google Maps (.)

As estimativas de público para o ato realizado na presença de Bolsonaro em 25 de fevereiro de 2024 variaram entre 185 mil e 600 mil presentes, e não 2 milhões. O número mais baixo foi calculado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), enquanto a estimativa mais alta foi fornecida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco