Alexandre de Moraes não sugeriu “corroer a democracia por dentro”; fala foi cortada
- Publicado em 28 de maio de 2024 às 22:45
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha o Elon Musk liberando os vídeos!”, diz a mensagem compartilhada no X, que refere-se a Moraes como “ditador barato”. O conteúdo também circula no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai, no Gettr, no YouTube e no LinkedIn.
No vídeo, o ministro diz: “Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro. Como corroer a democracia por dentro? Sem o discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia, não. Vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares, e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituí-la”.
Nas imagens, é possível identificar algumas palavras no canto superior esquerdo da tela: “Faculdade de Direito da USP” e “fevereiro de 2024”.
Uma pesquisa no Google pelos termos “Alexandre de Moraes Faculdade Direito USP”, filtrando por resultados publicados entre 1 e 29 de fevereiro de 2024, localizou o evento em questão, que foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) em 26 de fevereiro.
Na ocasião, a instituição recepcionou os calouros deste ano. Alexandre de Moraes, ex-aluno e atual docente na FDUSP, foi um dos oradores no dia e proferiu a palestra “Democracia e o STF”.
O trecho viral da fala de Moraes pode ser conferido após cerca de 2 horas e 20 minutos na gravação do YouTube. O vídeo na íntegra, porém, mostra que o ministro estava se referindo ao discurso e ao método usados por grupos de extrema direita para radicalizar indivíduos nas redes sociais.
Às duas horas e 19 minutos da transmissão, ele diz: “Então se começa com uma linha de mensagens corretas, explicando as coisas, cativando aquele eleitor, aquela eleitora. E depois, [entram] as famosas fake news. É uma verdadeira lavagem cerebral que é realizada, (...) isso teve método”, afirma o magistrado. Em seguida, Moraes descreve esse processo:
“A partir de estudos feitos e aprimorados na extrema direita norte-americana, isso teve método para se atacar os três pilares das democracias ocidentais: a partir de cativar, ‘vamos cativar o eleitorado, e agora vamos corroer a democracia por dentro. Como corroer a democracia por dentro? Sem o discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia, não. Vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares, e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituí-la’”.