Vídeo de colinas em chamas foi gravado em Honduras, não em um incêndio florestal no México

Em 22 março de 2024 foi registrado um incêndio na Zona Esmeralda do município de Atizapán, no Estado do México, que, segundo autoridades locais, foi controlado nos dias seguintes. Desde então, um vídeo de um sobrevoo noturno que mostra colinas em chamas foi compartilhado dezenas de vezes nas redes sociais com a alegação de que registrava o incidente. Mas a sequência foi gravada dias antes durante um incêndio na reserva natural de La Tigra, perto de Tegucigalpa, em Honduras.

“URGENTE México: Vista de helicóptero do incêndio florestal em curso em Atizapán de Zaragoza”, diz uma das publicações que compartilham o vídeo no Facebook, no Kwai, no X e no Telegram.

Image
Captura de tela feita em 26 de abril de 2024 de uma publicação no X (.)

Em 22 de março de 2024, meios de comunicação reportaram um incêndio florestal na Zona Esmeralda do município de Atizapán de Zaragoza, no Estado do México (1, 2). Uma publicação da conta oficial do governo de Atizapán nas redes sociais também informou sobre o incidente na ocasião.

Segundo as reportagens, o fogo foi controlado no dia seguinte, ainda que posteriormente tenham sido registrados novos incêndios em outras áreas do município.

Origem do vídeo

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo com a ferramenta In-Vid-WeVerify* levou à mesma gravação em matérias publicadas pela mídia hondurenha em 18 de março de 2024 (1, 2).

Uma das reportagens contém uma publicação no X com o mesmo vídeo, feita pela Força Aérea Hondurenha para informar sobre os esforços “para evitar a propagação de um incêndio em La Tigra, uma reserva natural próxima à capital, Tegucigalpa.

Uma nova pesquisa na mesma rede social levou a uma publicação com a sequência viral publicada em 19 de março de 2023 pela presidente hondurenha, Xiomara Castro, para agradecer às equipes que trabalharam para apagar o incêndio.

Consultado pela AFP em 27 de março de 2024, o gabinete de comunicação do governo do Estado do México enviou um comunicado sobre o vídeo viral que tem sido falsamente atribuído a Atizapán, e que na realidade mostra “um incêndio no Parque Nacional La Tigra, em Tegucigalpa, Honduras”.

Image
Comunicado do governo do Estado do México (.)

Cerca de 500 hectares de mata foram afetados pelo incêndio no parque La Tigra, que teve início em 18 de março e ocasionou a morte de dezenas de animais.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Tegucigalpa, Christian Sevilla, disse aos meios locais que, apesar de não ser conhecida a origem do fogo, presume-se que tenha sido provocado.

O Instituto de Conservação Florestal (ICF) informou em 21 de março em sua conta no X que o incêndio em La Tigra foi controlado.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco